Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Sesi participam de oficinas no Laboratório de Comunicação

Alunos do Sesi participam de oficinas no Laboratório de Comunicação

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/10/2011 09h23, última modificação 26/04/2016 15h47

Durante aproximadamente um mês, o Laboratório de Comunicação da Unimep (Labcom), ofereceu para cerca de 70 alunos das unidades do Sesi Vila Industrial e Paulicéia, oficinas sobre a arte de realizar filmes. Esses alunos participam da 2ª Mostra Sesi de Cinema, do Estado de São Paulo, e com essa iniciativa tiveram a oportunidade de aprender sobre as técnicas de produção cinematográfica, aplicando-as em suas próprias criações.

As oficinas mesclaram teoria e conceito abordando argumento e roteiro; captação de imagens, planos e enquadramentos; sonorização, trilhas e construção de efeitos sonoros; edição de áudio e vídeo e finalização. A iniciativa é um trabalho voluntário realizado pelos técnicos do Labcom, Rober Caprecci, Miriam Machi e Thiago Barros, com apoio do professor Luiz Antonio Veloso e da supervisora Rosa Helena Pizzirani.

OPORTUNIDADE

“Temos a oportunidade de aumentar nossos conhecimentos. As oficinas são perfeitas para aprimorarmos as técnicas e formas de filmagens e fazermos um bom trabalho no festival” diz o aluno da 8ª série do Sesi Paulicéia, Gustavo Saleri Brandini, 14. “Os alunos, além de se prepararem para o festival aprendendo sobre produções, também têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e os espaços de uma universidade”, diz Caprecci.
Os alunos do Sesi Paulicéia são coordenados por Felipe Ismael Poli, analista de informática, e Renê Luis Pinto, professor de língua portuguesa. Na unidade da Vila Industrial a coordenação é da analista de informática, Glória Rosada.

O FESTIVAL

Desde agosto os alunos das unidades do Sesi-SP trabalham na preparação e produção de filmes. Eles participam da Mostra Sesi de Cinema – Prêmio de Curta Metragem. O evento que é composto por duas etapas: seleção e exibição dos trabalhos, terá no final de outubro o julgamento dos filmes produzidos por alunos de todo o Estado. Cada unidade do Sesi escolhe um filme vencedor para representar a unidade na mostra que ocorre em dezembro, na cidade de São Paulo. O festival, que está em sua segunda edição, deve prosseguir com edições anuais.

Texto: Elaine Pereira
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina