Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos, docentes e funcionários celebram os 40 anos da Unimep

Alunos, docentes e funcionários celebram os 40 anos da Unimep

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 06/10/2015 13h36, última modificação 26/04/2016 15h52

Quem faz Unimep já sabe que, diariamente, encontra na universidade centenas de possibilidades de enriquecimento e aprendizado que vão além da sala de aula. Com a programação especial para comemorar os 40 anos de reconhecimento da instituição como universidade, essa possibilidade também está estendida à comunidade em geral com a realização de aulas abertas, semanas de estudo, concurso fotográfico, cultos, apresentações musicais e teatrais, solenidade, palestras, exposições de arte e dança.

Essas atividades movimentam até novembro os quatro campi. Os eventos são gratuitos. A programação completa pode ser acessada no site: http://www.unimep.br/agenda.php?nid=4329

Dentre os destaques da programação está o culto comemorativo e o descerramento da placa, que ocorre no próximo dia 8, a partir das 10h30, na Capela do campus Taquaral. O evento é promovido pela equipe da Pastoral Universitária.

Além disso, no próximo dia 20, será promovida a sessão solene comemorativa à data. O evento tem início a partir das 19h30, no Teatro Unimep. Dela, irão participar pessoas que fazem e fizeram parte da história da universidade, educadores ligados às instituições e à rede metodista de educação, alunos, ex-alunos, docentes, autoridades políticas locais e regionais. O evento terá momentos em que serão mencionados fatos históricos e conquistas da Unimep ao longo desses 40 anos, além de música, dança e homenagens.

As distintas atividades foram programadas e definidas por comissão especial que reúne docentes e funcionários dos quatro campi.

HISTÓRICO

A data oficial de reconhecimento da Unimep como universidade é 10 de outubro. Nessa data, no ano de 1975, o Ministério da Educação concedeu à instituição a nomeação de universidade, tornando-a também a primeira instituição metodista de ensino superior da América Latina. Desde o ano em que foi reconhecida, já se graduaram pela instituição mais de 54 mil estudantes.

“A implantação da instituição dividiu a história da nossa cidade e região em dois períodos: o antes e o depois da Unimep. Podemos imaginar a transformação que provocou, em poucos anos, numa cidade provinciana e pacata, então carecedora de cursos de nível superior. A qualidade e a diversidade de seus cursos, que propiciaram a formação de profissionais qualificados em diferentes áreas, não só elevaram os padrões de diversos setores da vida econômica (indústria, comércio, serviços, agricultura, profissões liberais, dentre outras), como também atraíram novos empreendimentos de grande, médio e pequeno porte, elevaram a renda  “per capita” e aumentaram as oportunidades  de emprego.

A Unimep inserida em vários setores da sociedade contribuiu para a melhoria dos serviços prestados, para a prática do planejamento urbano, a massificação do esporte, o incremento das atividades artísticas e culturais, na música, nas artes plásticas, na literatura, na dança, no teatro e tantas outras atividades”, destaca o reitor da universidade, o prof. Gustavo Jacques Dias Alvim, sobre a missão e as conquistas da universidade ao longo desses 40 anos.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio H. Mendes/Bob Calligaris