Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docente de psicologia participam de pesquisa com a Unicamp

Alunos e docente de psicologia participam de pesquisa com a Unicamp

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/10/2015 10h58, última modificação 26/04/2016 15h52

A iniciação científica é o primeiro contato do estudante com o universo da pesquisa acadêmica, onde são desenvolvidas várias competências. Para os alunos do curso de psicologia da Unimep, Marília V. Zerbetto, Paula P. Andreosi e Ramon Marin, essa experiência foi diferenciada. Eles participaram de uma parceria com alunos e docentes do curso de odontologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizando projetos de iniciação na área da psicologia da saúde.

Desse esforço conjunto nasceram os trabalhos: Percepções de Pacientes sobre o Processo Cirúrgico e o Pós-operatório de Exodontia do Terceiro Molar, por Marília; Comportamento de Risco em  Estudantes Universitários, por Paula; e Revisão de Artigos Empíricos em Análise Aplicada do Comportamento na Saúde, desenvolvida por  MarinPaula conta sua experiência: “foi muito interessante conhecer pessoas que produzem grandes pesquisas na área de psicologia da saúde. Com certeza é um aprendizado que vou levar para vida inteira. A base de como saber trabalhar diversos assuntos da área de psicologia veio da Unimep. Também o apoio do profº Pedro Faleiros, coordenador do curso de psicologia da Unimep, o que foi muito importante."

Já Marília apontou outros benefícios: “pude participar de reuniões com profissionais da minha área e conheci novas pessoas. Além disso, superei a dificuldade de fazer exposições em público, pois precisei realizar apresentações orais sobre a pesquisa. Então, indico que todos os estudantes façam iniciação, pois sei que esses aprendizados contribuíram para minha formação acadêmica, tornando-me uma profissional com olhar mais crítico”.

Os projetos foram orientados pelo professor Antonio B. A. de Moraes, coordenador da faculdade de odontologia da Unicamp, e coorientados por Faleiros. Todas as pesquisas fazem parte de um projeto maior, desenvolvido por professores e alunos da Unicamp, Unesp e Unimep, intitulado Comportamento e Saúde Bucal: Perspectivas Interdisciplinares e Aspectos Emocionais no Processo Saúde-Doença.

Texto: Serjey Martins
Fotos: acervo pessoal