Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes de história apresentam trabalhos e palestra em Seminário de Ensino e Pesquisa

por Angela Rodrigues publicado 13/09/2017 10h00, última modificação 13/09/2017 14h07
Alunos autores dos melhores trabalhos de conclusão de cursos e de planos de ensino desenvolvidos no curso de história da Unimep apresentam os projetos à comunidade, enquanto docentes da graduação ministram palestra sobre expressões da estética barroca.

Alunos autores dos melhores trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) e de planos de ensino desenvolvidos no curso de história da Unimep, no último ano, apresentam os seus projetos à comunidade em geral nos próximos dias 13 e 14 de setembro, enquanto docentes da graduação ministram palestra sobre expressões da estética barroca, no dia 15. As atividades distintas ocorrem com o Seminário de Pesquisa e Ensino do Curso de História da Unimep, a ser promovido na unidade do Sesc Piracicaba, entre os dias 13 a 15 de setembro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com início a partir das 19h30.

No dia 13, serão apresentados quatro trabalhos de conclusão pelas graduadas em história pela Unimep. Silvana Meirielle Cardoso irá expor o projeto “Miguel Dutra e a cultura artística periférica na província de São Paulo no século XIX”; e Lucas Dinhane apresenta “A São Paulo de Militão Augusto de Azevedo: fotografia do século XIX como registro histórico”. Os dois projetos foram orientados pela profª Valéria Alves Esteves Lima (foto ao lado). Na mesma data, a unimepiana Jakeline dos Santos Andrade apresenta “A Igreja Protestante alemã e o Terceiro Reich”, enquanto Mariana Spaulucci, expõe “Entre memória e esquecimento: o testemunho literário do livro A Rosa”. Os trabalhos de conclusão de curso de Jakeline e Mariana tiveram a orientação do prof. R. Donato do Prado Ribeiro.

Já no dia 14, ocorre mesa redonda com a exposição dos planos de ensino: A Particularidade de Luiz da Gama na resistência contra a escravidão, por Gabriela Furlan Moraes; e Qual o significado da conquista espanhola na América para os espanhóis e para os nativos?, por Estela Maria F. Costa. Os dois projetos foram elaborados com a supervisão da profª Virginia Camilotti, coordenadora do curso de história da Unimep. Dessa mesa redonda, também participam Bárbara C. F. Cangiani, com a apresentação do plano de ensino: Cultura grega antiga: a iconografia dos vasos gregos nos séculos VII-V a.C., e Silvana M. Cardoso, com Resistência política e cultural por meio da música no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Os planos de ensino de Bárbara e Silvana foram elaborados com a supervisão do prof. da graduação na Unimep, Uassyr de Siqueira.

Já no dia 15, a partir das 19h30, os professores Valéria Alves Esteves Lima e Rafael Gonzaga de Macedo apresentam a palestra Expressões da Estética Barroca nas Minas setecentistas, também a partir das 19h30. A atividade tem entrada gratuita.

Ao longo da palestra, a profª Valéria abordará as dimensões táteis e visuais do barroco, especificamente do mineiro, enfatizando os aspectos artísticos e históricos do movimento que teve início em meados do século XVIII nas regiões auríferas no Brasil. Já Rafael Macedo descreverá os aspectos sociais que giravam em torno das produções artísticas barrocas nas Minas Gerais no século XVIII. “Dentre elas, as hierarquias e papéis sociais nas irmandades e ordens terceiras, a atuação dos mestres de risco (que poderíamos traduzir grosseiramente por arquitetos) e obreiros que constituíam os profissionais responsáveis pela execução dos trabalhos”, destaca ele.

A iniciativa é resultado de parceria entre a coordenação do curso de história da Unimep e a equipe do Sesc Piracicaba.

ANOTE – Seminário de Pesquisa e Ensino do Curso de História da Unimep. Dias 13, 14 e 15 de setembro, a partir das 19h30, no Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro, Piracicaba). Entrada gratuita.