Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes de história exploram barroco em viagem de estudos em MG

Alunos e docentes de história exploram barroco em viagem de estudos em MG

por ceperina — publicado 16/10/2017 00h00, última modificação 30/10/2017 10h50 expirado

 Um grupo integrado por 40 alunos do curso de história da Unimep, acompanhado por professores, participou da viagem de estudos Minas Barroca. A equipe viajou no último dia 15 e passou seis dias visitando duas cidades históricas em Minas Gerais, Ouro Preto e Mariana. A iniciativa é promovida pelo Conselho do curso de História e integra o programa de atividades complementares da graduação.  

Para a coordenadora de história, a professora Virginia Camilotti, a visita in loco é fundamental para os estudos históricos dos séculos 17 e 18. Desta forma os estudantes podem experimentar toda a estética barroca. 

O barroco dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música e foi período marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando nova visão de mundo por lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. 

Participaram acompanhando e orientando os alunos da Unimep, os professores Raimundo Donato do Prado Ribeiro, Valéria Lima e Rafael Gonzaga de Macedo.

ROTEIRO

Em Ouro Preto, a primeira cidade a ser explorada, os unimepianos visitam a Praça Tiradentes, a Igreja São Francisco de Assis, o Museu da Inconfidência e a Casa dos Inconfidentes, Minas do Palácio Velho, entre outros pontos históricos. Já em Mariana, visitaram a Igreja São Pedro dos Clérigos, a Catedral Nossa Senhora da Assunção e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Edição e coordenação: Celiana Perina
Fotos: Márcia Lima
Última atualização: 27.10.2017