Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes de nutrição recebem o Prêmio "Prof. Dr. Elias Boaventura de Educação" conferido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba

por Angela Rodrigues publicado 02/08/2022 05h00, última modificação 02/09/2022 13h53

Alunos e docentes do curso de nutrição da Unimep receberam na última quarta-feira, dia 29, o prêmio “Prof. Dr. Elias Boaventura de Educação”, conferido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba. A iniciativa que leva o nome e homenageia o ex-reitor da Unimep, o prof. Elias Boaventura (1937-2012), é um reconhecimento aos projetos de extensão universitária desenvolvidos na Unimep.

A solenidade foi realizada após a aprovação do requerimento 1085/2021, de autoria dos vereadores Rai de Almeida e Pedro Kawai. Já o prêmio foi instituído na Câmara pelo decreto legislativo 27/2012.

Os trabalhos selecionados na edição desse ano da premiação foram apresentados em 2021, e homenageados nesse momento, em função da pandemia.

Os projetos vencedores foram: "Educação Nutricional sobre Alimentos Ultraprocessados e Seus Malefícios, no Horto Florestal de Tupi", desenvolvido pelas alunas Amanda Rodrigues Cappi e Bruna Teresinha de Cica Ciconelo, com a orientação das professoras Nailza Maestá e Camilla Azevedo Joas Gaiga; e também o projeto "Diagnóstico Nutricional e Orientação Alimentar para Adultos Ativos”, realizado pelos estudantes Richard Danilo Serrano e Jhonattan Chanquetti, também sob a orientação da professora Nailza.

A estudante do curso de nutrição da Unimep, Bruna Ciconelo, agradeceu a oportunidade de participar do programa de extensão. “Estamos gratos por podermos levar a universidade para além dos muros e fazer nosso papel de cidadãos”, afirmou a universitária.

SOLENIDADE – Diversas autoridades e representantes da Unimep participaram da homenagem e entrega da premiação aos estudantes. Dentre eles, o reitor da Unimep, prof. Ismael Forte Valentin; o diretor de Extensão e Cultura, prof. Josué Adam Lazier; a diretora de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa, a profª Marlene Aparecida Moreno, a assessora de Relações Institucionais e coordenadora nacional jurídica para a Educação Metodista, a profª Renata Helena da Silva Bueno, e as professoras orientadoras dos projetos. Participaram também a vereadora Rai de Almeida, e familiares do ex-reitor da Unimep: Silvana Zein, e o filho Rodrigo Boaventura.

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – Ao longo da homenagem, docentes e representantes da equipe diretiva da Unimep destacaram o trabalho e a atuação dos alunos nos projetos acadêmicos e nas iniciativas de extensão e atendimentos à comunidade de Piracicaba e região. “Foram os alunos que colocaram a mão na massa, que desenvolveram as atividades, que colocaram a comunidade junto com a universidade para trazer mais saúde e prevenção para a população”, afirmou a professora Camilla Azevedo.

Já a coordenadora do curso de nutrição, a profª Nailza Maestá, contou que a universidade desenvolve distintos trabalhos que envolvem a sociedade, como grupos de orientação a gestantes, idosos, crianças e atletas, nas unidades de saúde e hospitais. “Eu me sinto cada vez mais motivada a trabalhar com a comunidade em programas que envolvem a segurança alimentar. É um ganho para os alunos trabalharem com responsabilidade e ética, integrando a universidade com a comunidade”, pontuou.

A professora Renata Bueno destacou a figura do ex-reitor da universidade, Elias Boaventura. “Foi uma pessoa excepcional, um ser humano incrível e um grande mestre”, afirmou ela. Já a diretora de Graduação, a profª Marlene Moreno lembrou que a solenidade acontece justamente quando se completam 10 anos do falecimento de Elias Boaventura e também de instituição do prêmio pela Câmara. “Receber esse prêmio é um diferencial muito grande, o trabalho mostra que a formação vai além da área acadêmica e é também uma formação cidadã”, disse.

O diretor de Extensão e Cultura, Josué Lazier resgatou a história do prêmio. “São muitos os legados do professor Elias e um deles é a educação de extensão universitária: a educação transformadora, que forma o profissional cidadão”, afirmou.

Em sua fala, o reitor da Unimep, Ismael Forte Valentin, destacou que o prêmio preserva o legado de seu antecessor. “Este é o momento de lembrarmos de alguém que faz parte da história. Professor Elias continua vivo na vida de muitas pessoas e este prêmio é uma das formas em que ele continua vivo”, afirmou ele.

A vereadora Rai de Almeida, que presidiu a sessão, pontuou que, além da educação, o professor Elias Boaventura deixou como legado a luta pela redemocratização do País, nos anos 1970. Também afirmou que os projetos de nutrição refletem a defesa de uma sociedade plural, autônoma e independente em favor da transformação social. “Vai deixar escrito nos trabalhos desses alunos a história deste homem brilhante e revolucionário. São projetos que tratam de nutrição, e barriga vazia não pensa”, afirmou a vereadora.

Texto: Aline Macário (MTB 39.904) / Câmara de Vereadores de Piracicaba
Edição: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep