Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes orientam sobre a depressão em evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde

por Angela Rodrigues publicado 12/04/2017 05h00, última modificação 12/04/2017 14h44

Depressão é o tema sobre o qual os alunos e docentes dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde da Unimep falam e orientam estudantes, colegas e comunidade nos próximos dias 10 e 11, em horários distintos. Os atendimentos e orientações são gratuitos e ocorrem na Galeria Unimep. No dia 10, as ações são realizadas no período noturno, das 19h30 até às 21h, enquanto no dia 11, ocorrem no intervalo do período diurno, das 9h10 às 9h30.

A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7, e tem a doença como tema.

As atividades serão desenvolvidas por alunos dos terceiros semestres dos cursos de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição da universidade. “As ações ocorrem na dinâmica da interdisciplinaridade. Os grupos de alunos são formados com representantes de distintos cursos, que se unem para apresentar um olhar sobre a temática”, afirma a coordenadora do curso de enfermagem, a professora Tereza Horibe.

De acordo a docente, vários temas relacionados à doença serão abordados pelos grupos, tais como os vários tipos de depressão, além de depressão na gestação, na infância e na adolescência, dentre outros. “Os atendimentos, orientações e esclarecimentos serão transmitidos de forma atrativa para que possam chamar a atenção de todas as pessoas sobre a doença”, acrescenta Tereza. As atividades serão realizadas e acompanhadas por docentes e coordenadores das graduações.

Mal do século

Dados divulgados em janeiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontaram que mais de 300 milhões de pessoas no mundo são atualmente afetadas pela depressão. Apenas no Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com o problema, dado que o coloca como o país com maior incidência da doença na América Latina.

ANOTE – Atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, realizadas por alunos e docentes dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde da Unimep. Dia 10, das 19h30 às 21h, e dia 11, das 9h10 às 9h30, na Galeria Unimep, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina