Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes da Faculdade de Ciências da Saúde oferecem atendimentos aos participantes da Maratona de Revezamento

por Angela Rodrigues publicado 10/03/2017 05h00, última modificação 29/03/2017 14h07

Alunos e docentes dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Unimep: ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição irão oferecer atendimentos e orientações para 1.300 atletas inscritos que irão participar na 5ª Maratona de Revezamento JP 42k. A iniciativa, que ocorre pelo quinto ano consecutivo no campus Taquaral da Unimep, será promovida no próximo dia 2 de abril, domingo, a partir das 5h.

Os atendimentos aos maratonistas serão promovidos por aproximadamente 80 estudantes e por 12 professores em tendas localizadas no estacionamento do campus Taquaral.

Ao longo do evento, os alunos e docentes do curso de enfermagem farão verificação de pressão arterial; enquanto os estudantes e professores de farmácia irão oferecer orientação e avaliação dos níveis de glicose sanguínea aos participantes da corrida.

A equipe formada por alunos e docentes de educação física fará a avaliação corporal por meio do IMC, avaliação de flexibilidade (Banco de Wells) e avaliação de força dos músculos abdominais. Além disso, irão oferecer orientações sobre as atividades físicas.

Já os estudantes e docentes de fisioterapia irão realizar a técnica “rycovery”, que consiste na recuperação e diminuição dos efeitos deletérios que a corrida causa na musculatura dos membros inferiores, por meio de crioterapia e massagem compressiva.

Os universitários e docentes do curso de nutrição farão a avaliação da hidratação dos atletas por meio de bioimpedância e desenvolverão avaliação e orientação sobre a hidratação antes, durante e após os exercícios físicos. Além disso, eles irão divulgar as atividades oferecidas no Nutricentro, com o trabalho de avaliação nutricional aos atletas e desportistas, para auxiliar essas pessoas a entenderem a importância da orientação profissional no melhor auxílio ao condicionamento físico no que se refere à nutrição e hidratação.

Já os estudantes e docentes de ciências biológicas irão oferecer a todos os presentes na maratona, explicação científica e orientações sobre os principais cuidados a serem adotados para evitar acidentes com animais peçonhentos terrestres.

“Neste ano, resolvemos inovar levando exemplares de animais peçonhentos, para orientarmos à população sobre os cuidados para evitar picadas desses animais (abelhas, aranhas, escorpiões, lagartas, serpentes). E, caso ocorra, o que deve ser feito para minimizar os seus efeitos, evitando agravos à saúde”, destaca Leda Rodrigues de Assis Favetta, diretora interina da Faculdade de Ciências da Saúde da Unimep e coordenadora do curso de ciências biológicas da universidade.

Todos os universitários irão atuar sob a coordenação de docentes dos respectivos cursos.

Programação da Maratona

Os atletas inscritos para a Maratona de Revezamento JP 42k deverão retirar os kits de participação e o chip da prova no dia 1º de abril, sábado, das 15h às 18h, no campus Taquaral. Já no dia 2, a programação tem início a partir das 5h,com a concentração dos participantes. A largada dos atletas será às 7h. O percurso da prova é de 42,2 quilômetros e irá reunir maratonistas nas modalidades solo e em equipes formadas por duplas, quartetos e octetos regularmente inscritos.

Desde 2013, a Maratona de Revezamento é promovida na universidade em parceria com o Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Chelso Sports & Business. No portal www.maratonajp.com/ é possível consultar informações sobre inscrições, o percurso e o regulamento do evento.

ANOTE – 5ª Maratona de Revezamento JP 42k. Dia 2 de abril, com largada às 7h, no campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Informações e inscrições: www.maratonajp.com/ ou fones: (19) 3042-5316 ou 3042-5216. Realização: Unimep, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Chelso Sports & Business.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina