Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes participam da 1ª Maratona de Revezamento

Alunos e docentes participam da 1ª Maratona de Revezamento

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/03/2013 08h45, última modificação 26/04/2016 15h49

Com o oferecimento de atendimentos gratuitos em distintas áreas da saúde, 104 alunos e sete docentes da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Unimep participaram neste domingo, 10, da 1ª Maratona de Revezamento de Piracicaba. O grupo prestou atendimento aos competidores da prova, que reuniu mais de mil atletas para corrida num percurso de 42.2 quilômetros no campus Taquaral da universidade. No total, aproximadamente três mil pessoas acompanharam o evento, que teve atletas nas categorias duplas, quartetos e octetos.

Iniciativa – Do curso de educação física, cinco alunos do 7º semestre realizaram avaliação antropométrica aos atletas, enquanto outros 70 estudantes  da graduação auxiliaram os maratonistas durante o percurso, com a orientação de Clauberto Costa, professor e coordenador da graduação, e dos docentes: Marcelo de Castro César e Pâmela Roberta Gomes Gonelli. Já com ações como avaliação fisioterapêutica, massagens, alongamento e orientações sobre a postura, dentre outras, nove alunos do 9º semestre da graduação e um do mestrado em fisioterapia atuaram no evento, sob a orientação do docente e coordenador da graduação, Sérgio Henrique Borin.

Além deles, também participaram da iniciativa, com a aferição da pressão arterial de atletas antes e após a prova, e orientações em geral, seis alunos do 5º semestre do curso de enfermagem, com a supervisão da coordenadora da graduação, Vera Lúcia Mendiondo Osinaga. Já no campo na nutrição, 13 alunos dos 7º e 9º semestres realizaram a quantificação da massa muscular, além de classificar e avaliar o consumo alimentar e de suplementos dos participantes. Os estudantes foram orientados pela coordenadora da graduação, Rita de Cassia Furlan Pecorari, e pela docente Nailza Maestá.

Dentre os competidores da prova, estiveram alunos, professores e funcionários da universidade, como o aluno do curso de educação física e funcionário do Atendimento Integrado do campus Taquaral, Nilson Souza (foto), atleta há 12 anos. Ele competiu na categoria dupla e correu 21 quilômetros. “Não tive muito tempo para treinar e acabei de sair de uma gripe, mas já possuía uma boa base que permitiu obter um bom desempenho”, conta ele. Já representando os docentes da universidade, participaram: Victor Corte Real, da Faculdade de Comunicação, que há dois meses iniciou os treinamentos para a competição, a qual disputou na categoria octeto, e também Antonio Alvaro de Assis Moura, da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo.

A realização da maratona é da Chelso Sports & Business, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba, em parceria com a universidade. Dentro da programação do evento, também ocorreram, nos últimos dias 7 e 8,  palestras e mesa-redonda com os docentes de educação física, fisioterapia, farmácia, nutrição e enfermagem da Unimep para os competidores e comunidade.

Além de a galeria de imagens abaixo, confira mais fotos do evento no álbum: 1ª Maratona de Revezamento na Unimep - Fotos oficiais, disponível no link:

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes