Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes realizam atendimentos gratuitos e compartilham conhecimento com o evento Unimep na Comunidade

Alunos e docentes realizam atendimentos gratuitos e compartilham conhecimento com o evento Unimep na Comunidade

por Angela Rodrigues publicado 18/08/2023 05h00, última modificação 21/08/2023 15h01

Alunos e docentes dos cursos de direito, medicina veterinária, fisioterapia, administração, educação física, psicologia e nutrição da Unimep participaram no último sábado, dia 13 de maio, do evento Unimep na Comunidade. A iniciativa ocorreu em dois locais distintos e ofereceu atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, direitos humanos, trabalho e renda, nutrição e fisioterapia para moradores dos bairros Parque dos Eucaliptos e Matão, ambos em Piracicaba.

O evento Unimep na Comunidade foi realizado pela Diretoria de Extensão e Cultura da universidade e contou com o apoio da Diretoria de Graduação e da Reitoria da universidade. Também estiveram presentes na iniciativa a equipe diretiva e colaboradores de setores distintos, como a Universidade Aberta à Terceira Idade.

“Estávamos com muita expectativa em voltarmos com essas ações que fazem parte da história da Unimep desde muito tempo. Essa presença na comunidade e na sociedade sempre foi uma marca da universidade. Felizmente agora, com mais segurança pudemos voltar à comunidade e é um retorno que tanto a sociedade quanto a universidade esperavam. Para a formação dos alunos, os benefícios de estar na comunidade vão além de compartilhar aquilo para o que estão se preparando, nas diversas áreas, com atendimentos e serviços, mas também inclui a própria formação enquanto pessoa, na perspectiva da formação cidadã, que é um grande ênfase da extensão”, afirma o reitor da Unimep, o professor Ismael Valentin, sobre os resultados da ação.

Também para o diretor de Extensão e Cultura, o professor Josué Lazier, a iniciativa além de aprendizados, despertou e fortaleceu a perspectiva humana dos estudantes. “É primeira vez que realizamos o Unimep na Comunidade em um espaço aberto, dando aos alunos a opção de perceberem as realidades que estão no entorno”, destacou ele.

Ele conta que foram dadas à comunidade orientações sobre direito de família, saúde e higiene bucal, orientação nutricional, orientações fisioterápicas e atividades voltadas para a Terceira Idade com o intuito de esclarecer esse segmento com relação aos seus direitos, dentre outras atividades. Mas, além de colocar o aprendizado em prática, os estudantes também alcançaram outros aprendizados.

“Esse é o momento em que os alunos saíram de seus espaços de conforto e se depararam com uma realidade totalmente diferente. É um choque de realidade, num primeiro momento, mas também a percepção do invisível, de situações que, muitas vezes, são invisíveis mas, também estão muito próximas. Estamos a cerca de 5 quilômetros do campus Centro e de lá para cá, vemos diferenças gritantes. Isso tende a despertar no aluno uma perspectiva mais humana, uma forma de olhar para a sociedade de perspectiva mais humana, mais cidadã e mais valorativa da vida. Então, o que está ocorrendo hoje é uma aula aberta, com os alunos aprendendo, interagindo entre si e entrando em algumas das comunidades de maior vulnerabilidade que estão bem próximas e conhecendo toda essa realidade”, detalhou o diretor.

VIVÊNCIA PROFISSIONAL - Para a coordenadora do curso de Direito do campus Centro, a professora Manuela Cibim Kallajian, a realização do Unimep na comunidade é muito importante. “Tanto para os alunos que colocam em ação o que eles veem na teoria e realizam essa parte prática, mas também para que eles verifiquem e identifiquem as diferenças sociais”. Ao longo do evento, os estudantes de direito realizaram atendimentos referentes ao Direito de Família, mais especificamente temas como união estável, pensão alimentícia e divórcio, dentre outros.

Pâmela Roberta Gomes Gonelli, coordenadora do curso de educação física, supervisionou as atividades esportivas e recreativas realizadas pelos universitários de educação física com as crianças. “Promovemos jogos e brincadeiras como mãe da rua, queimada, pique bandeira, futebol, vôlei, dentre outras atividades. Além das questões de capacidade física e habilidades motoras, a parte social é a que mais tem ganhos, tanto para os alunos do curso quanto para as crianças da comunidade. Porque em nossos estágios e no dia a dia, os alunos nem sempre têm a oportunidade de estarem tão perto de crianças de comunidades como essa, que têm muita habilidade motora, mas sentem falta de afeto e da socialização. Então, essa adequação das atividades com crianças de diferentes faixas etárias é o grande aprendizado que eles levam para toda a vida”, afirmou ela.

Nailza Maestá, coordenadora do curso de nutrição, destacou que ao longo do evento, os alunos da graduação compartilharam informações sobre alimentos processados e ultra processados, in natura e orientaram a comunidade a se alimentar adequadamente, comparando a quantidade de óleo, sal e açúcar que têm nos alimentos ultra processados em relação aos alimentos naturais.

“Também falamos sobre sarcopenia e gordura abdominal localizada porque ambas podem causar doenças metabólicas, e fizemos o trabalho de conscientização e educação alimentar e nutricional com a comunidade do bairro. Com esse evento, todos ganham: a comunidade e os alunos. Esse programa e as atividades de extensão que a Unimep oferece são muito importantes porque a permite levar o conhecimento da Unimep para o bairro e os alunos também aprendem a atender a população e ampliar o conhecimento deles. Esse tipo de projeto só tem a contribuir”, afirma ela.

Já Fernanda Belluca, docente e coordenadora do curso de administração contou que os estudantes se prepararam para participar do evento. “Todas as ações realizadas pelos estudantes são aplicação prática do que eles tiveram em sala de aula, com as disciplinas de Recursos Humanos, Gestão de Pessoal e Carreira. Eles estão preparados para viver a experiência prática e com o Unimep na Comunidade, puderam entender também a função social deles. Além de bons profissionais, poderão sair da universidade como cidadãos, transformados e capazes contribuir com a sociedade”, afirmou a coordenadora.

 

 

Texto: Angela Rodrigues/Assessoria de Comunicação Unimep
Foto: profª Manuela Cibim Kallajian
Última atualização:
18.05.2023