Alunos e docentes recebem prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica
Um grupo de 16 universitários pesquisadores de distintos cursos da Unimep, e os respectivos docentes orientadores, recebem nessa quarta-feira, 12, o prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica de 2017/2018. A cerimônia de premiação ocorre a partir das 18h, na Sala dos Colegiados, no campus Taquaral da universidade. O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é gratuita.
Os prêmios consistem em uma forma de reconhecimento aos bolsistas de iniciação científica que se destacaram ao longo do desenvolvimento de seus projetos nos anos de 2017 e 2018.
As homenagens são divididas em áreas distintas do conhecimento: exatas, humanas e vida, e nas categorias Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq; Fundo de Apoio à Pesquisa de Iniciação Científica – Fapic/Unimep e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti/CNPq).
Os premiados (confira a relação abaixo) irão receber certificados de 1º , 2º e 3º lugar, a serem entregues pela reitora pro tempore da Unimep, a profª Cláudia da Silva Santana, e pela presidente do Comitê Científico da Unimep e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, a profª Marlene Aparecida Moreno.
Premiados:
Modalidade PIBIC/CNPq, área Exatas:
– Gabriel Nicolai, com o projeto Estudo da influência da química de superfície de carvões ativados na adsorção de corantes ácidos e básicos, desenvolvido com a orientação do prof. Aparecido dos Reis Coutinho;
– Lorenzzo Aroca Casale, com o projeto Análise do efeito da adição de vinhaça em tijolos de solo-cimento
- Willians Moises Requena Filho, com o projeto Estudo da influência da textura porosa de carvões ativados na adsorção de corantes ácidos e básicos, com a coordenação do prof. Manoel Orlando Alvarez Méndez.
Modalidade PIBIC/CNPq, área Humanas:
- Gabriel Agustinho Piazentin, com o projeto Agora São Paulo: Linguagem e Narrativa Impressa em Tempos de Digitalização, desenvolvido com a orientação do prof. Belarmino César Guimarães da Costa;
- Suzane dos Santos Costa, com o projeto Referências da formação no desenvolvimento profissional de professores a partir de histórias de vida disponíveis no Museu da pessoa, desenvolvido com a orientação do prof. Thiago Borges de Aguiar;
- Kauany Cerqueira Ferreira, com o projeto Formação Inicial e continuada de professores: aspectos teóricos e metodológicos nos estudos de Iniciação Científica, desenvolvido com a orientação do profª Renata Cristina de Oliveira Barrichelo Cunha.
Modalidade PIBIC/CNPq, área Vida:
- Carlos Eduardo Stuchi, com o projeto Avaliação morfométrica de fibras do músculo sóleo imobilizado e tratado com suplemento contendo nucleotídeos, realizado com a orientação do prof. Carlos Alberto da Silva;
- Bianca Alves Almozara Bontorim, com o projeto Oportunidades de movimento no ambiente domiciliar, indicadores de risco e o desempenho motor de lactentes em situação de vulnerabilidade, desenvolvido com a orientação da profª Denise Castilho Cabrera Santos;
- Rosiane Pillon, com o projeto A pesquisa qualitativa na Educação Física brasileira: investigando a relação saúde e lazer, realizado com a orientação da profª Eline Tereza Rozante Porto.
Modalidade FAPIC/Unimep, área Exatas:
- Matheus Vitti Terra, com o projeto Estudo estatístico da produção de carvão ativado a partir de resíduos agroindustriais, realizado com a orientação da profª. Carla Fabiana Scatolim Rombaldo;
- Larissa Cavalheiro Vieira, com o projeto Acessibilidade na Requalificação da Área Central de Cordeirópolis SP, desenvolvido com a orientação da profª Raquel Regina Martini Paula Barros.
Modalidade FAPIC/Unimep, área Humanas:
- Matheus Alves Carriel de Lara, com o projeto Patrimônio Cultural em Americana: origens, usos e problemas, desenvolvido com a orientação da profª Mirandulina Maria Moreira Azevedo;
- Luís Henrique Abilla Carboni Júnior, com o projeto O "Perigo Vermelho" em Piracicaba: os comunistas na documentação da polícia política (1930-1950), desenvolvido com a orientação do prof. Uassyr de Siqueira.
Modalidade FAPIC/Unimep, área Vida:
- Mariana Lara Zambetta, com o projeto Influência do ácido hialurônico-carboximetilcelulose (HA-CMC) sobre a densidade de tecido conjuntivo no nervo isquiático e recuperação funcional após axoniotmese de ratos, realizado sob a orientação da profª Rosana Macher Teodori;
- Vinícius Diego de Campos Barros, com o projeto Avaliação do equilíbrio de idosos usuários de uma academia ao ar livre, realizado com a orientação da profª Adriana Pertille.
Modalidade PIBITI/CNPq, área Exatas:
- Thais Rômulo Oliveira, com o projeto Levantamento de Demanda (População Potencial) com Vistas a Implantação de Incubadora Social no Município de Piracicaba-Fase Planejamento, desenvolvido com a orientação da profª Tais Helena Martins Lacerda.
ANOTE – Cerimônia do prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica de 2017/2018 da Unimep. Dia 12, a partir das 18h, na Sala dos Colegiados, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.
Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 12/12/2018