Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e professoras de educação física analisam participação nos Jogos Paralímpicos

por Angela Rodrigues publicado 12/11/2016 03h00, última modificação 11/11/2016 12h05

O desejo de vivenciar algo único já promovido no país, voltado à área da educação física motivou 27 alunos e as professoras dessa graduação da Unimep, Eline Porto e Luciana Broglio, a participarem como espectadores dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O grupo pode assistir vários jogos de diferentes modalidades esportivas realizadas desde a abertura até o último dia de competições. “Viver durante alguns dias todo o clima de uma competição dessa natureza e do porte que foi este evento foi algo indescritível, sob diferentes dimensões”, conta a profª Eline.

Os universitários do 8º semestre do curso de bacharelado e do 6º semestre do curso de licenciatura destacaram vários sentimentos sobre a oportunidade de acompanhar de perto o evento. “Os alunos disseram que foi uma experiência fantástica e enumeraram vários pontos como: a superação das pessoas com deficiências é surpreendente; foi uma experiência para ser levada para o resto da vida, em termos sociais e dos esportes adaptados; ver uma pessoa com deficiência ir muito além dos próprios limites foi inexplicável; a felicidade dos atletas ao conseguirem chegar até o final das competições foi algo tocante; confirmou o que vimos nos estudos, o esporte propaga e divulga a inclusão; conhecer uma estrutura como o Parque Olímpico ficará gravado para sempre na memória, dentre outras”, conta Eline.

A docente acrescenta que ver e vivenciar a dinâmica deste importante evento esportivo do mundo trouxe visibilidade bem maior e mais aprofundada sobre o esporte adaptado. “Pudemos sentir o que muitas pesquisas dizem sobre a estreita relação existente a pessoa com deficiência, o esporte e a inclusão, observando sobre os benefícios sociais, culturais, físicos e emocionais que o esporte traz para os atletas e para a sociedade em geral”, afirma a professora Eline.

Alguns dos jogos acompanhados pelos unimepianos nos Jogos Paralímpicos foram nas modalidades bocha adaptado, vôlei sentado e atletismo. Já a professora Eline Porto esteve presente em jogos das modalidades: gol bol, futebol de 5, atletismo, tênis em cadeira de rodas, basquete sobre rodas, vôlei sentado, rugby em cadeira de rodas, natação e bocha adaptada.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina