Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e professores da Unimep participam da operação Tocantins do Projeto Rondon

por Angela Rodrigues publicado 27/01/2017 03h00, última modificação 27/01/2017 10h05

Oito alunos e dois docentes da Unimep foram nesta quinta-feira, 19, para o município de Novo Acordo, no Estado de Tocantins, para participar do Projeto Rondon 2017. A iniciativa, de abrangência nacional, ocorre de 22 de janeiro a 5 de fevereiro e promove o compartilhamento de conhecimento dos universitários com os moradores de comunidades carentes. No total, equipes de 33 instituições de ensino brasileiras estarão em Tocantins.

Os unimepianos fazem parte do conjunto A da operação Tocantins, que irá desenvolver atividades nas áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e cidadania. Ao longo da operação, eles irão realizar iniciativas como cursos de formação de professores e de agentes de saúde; oficinas, recreação com crianças; sarau com jovens e adolescentes; atendimento à comunidade e atividades culturais. Dentre os temas das ações promovidas pelo grupo estão relações étnico-raciais, expressão e iniciação corporal, conceitos gerais de saúde, sexualidade, alfabetização lúdica e atividades físicas, teatro e dança, humanização dos atendimentos da saúde familiar e direitos da mulher e saúde.

Rondonistas

A equipe da Unimep que participa dessa edição do projeto é formada pelos alunos Caroline S. de Moura, do curso de relações internacionais, Emanuela O. Granja, de psicologia, Francisco Tonuci Júnior, de enfermagem, Gisele Maniero, de educação física, Ingrid B. de Oliveira, de fisioterapia, Jaqueline A. da Silva, de jornalismo, José I. Rino, de odontologia, e Luana de L. Rodrigues, de fisioterapia. Já os professores que irão atuar como rondonistas são: Fábio Fiorante, da Faculdade de Ciências da Saúde, e Paulo Roberto Botão, coordenador do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação e Informática.

A universidade está presente nas operações do Projeto Rondon desde a década de 1980, por meio da Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários e do Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular (Nepep).

Expectativas – Caroline Sturion de Moura, aluna do 7º semestre de relações internacionais, afirma que a iniciativa é muito importante e é sempre interessante participar: “estamos muito animados e esperamos que dê tudo certo e que façamos excelente trabalho”, destaca Caroline. Para Francisco Tonuci Júnior, aluno do 7º semestre de enfermagem, o projeto é uma oportunidade de fazer intercâmbio de culturas e adquirir novas habilidades.

Já Jaqueline Altomani da Silva, aluna do 7º semestre de jornalismo, quer realizar as atividades programadas e deseja o retorno positivo da comunidade: “espero que recebam a gente de braços abertos porque temos muito a oferecer e estamos indo com força total para esse momento”, destaca a aluna.

Texto: Serjey Martins
Edição: Angela Rodrigues