Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e professores participam da operação Portal da Amazônia

Alunos e professores participam da operação Portal da Amazônia

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/01/2014 08h54, última modificação 26/04/2016 15h50
A disposição e o empenho de ajudar pessoas que ainda não conhecem, e em um local sobre o qual têm poucas informações, estão dentre os fatores que motivaram os oito alunos de distintos cursos da Unimep a ingressar na operação Portal da Amazônia do Projeto Rondon. A expedição tem início nesta sexta-feira, 24, e prossegue até o dia 10 de fevereiro. Nela, os universitários terão a oportunidade de praticar atividades voluntárias relacionadas às suas áreas de formação na cidade de Senador La Rocque, localizado no sudoeste do Maranhão. O município é formado por aproximadamente 18 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao longo deste período, os estudantes irão desenvolver atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, em parceria com alunos da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS). Os unimepianos serão acompanhados pelos docentes: Cassiano de Almeida Barros, coordenador do curso de música-licenciatura, e Cibele Adriana Perina Aguiar, docente da Faculdade de Ciências Humanas (FCH).

RONDONISTAS

As mulheres predominam nesta equipe de rondonistas unimepianos, que é formada por: André Luís Pais de Oliveira, 21, do 8º semestre de ciências econômicas; Barbarah Helena Nabarretti, 26, que cursa o 7º semestre de farmácia; Daniele de Aguiar Gavaloti, 34, estudante do 5º semestre de fisioterapia; Franciele Pina, 20 anos, do 7º semestre de pedagogia; Jéssica Camolesi, 20, aluna do 5º semestre de música; Paula Batistela, 25, que cursa o 9º semestre de psicologia; Vanusa Alves Raimundo, 23, do 7º semestre de pedagogia e Ariana Jesicka de Oliveira, 25, estudante do 7º semestre de nutrição. Além deles, também está a aluna Tatiane Aparecida Duarte Velozo, 27, do 9º semestre de nutrição, que prestará atendimentos de dentro de uma embarcação.

“As atividades e oficinas são direcionadas para professores do município, profissionais da área de saúde, crianças e à comunidade em geral. A expectativa é uma incógnita, pois não tivemos contato pessoalmente com o município, mas o objetivo é o de contribuir de alguma forma dentro das nossas áreas de atuação”, destaca Barros.

Levar o conhecimento adquirido para uma comunidade carente que possui um índice alto de analfabetismo motivou André Luís Pais de Oliveira a entrar como voluntário. Único homem do grupo, ele já participou no ano passado do projeto Unimep na Comunidade, desenvolvido em Naviraí, Mato Grosso do Sul (MS). Dentre as atividades programadas que irá desenvolver estão quatro oficinas no campo da economia: educação financeira com orçamento familiar, na qual falará sobre imposto de renda, aposentadoria, crédito e juros; reciclagem, sobre coleta seletiva e a importância de preservação do meio ambiente; matemática, onde oferecerá aulas para reforço escolar nesta disciplina e oficina sobre grêmios, voltada para os adolescentes e jovens da cidade, sobre como melhorar a escola.

“Acredito que o retorno é maior para mim do que para os moradores da comunidade, porque vai me transformar em um profissional com uma visão de mundo melhor e mais abrangente”, afirma ele.

Já Franciele Pina ingressou na iniciativa após acompanhar uma palestra dos estudantes que passaram pelo projeto e relataram as experiências. “É uma oportunidade para aprender o máximo possível tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Espero também levar conhecimento, mas trazer muito mais”, conta. Ela irá ministrar oito oficinas na área de educação sobre os temas: alfabetização, educação inclusiva, filmes, indisciplina na sala de aula, matemática, contação de história, educação de jovens e adultos (EJA) e participação da família na escola, além de desenvolver oficinas de origami e atividades recreação direcionadas às crianças.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/expedição Operação Nova Timboteua