Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos falam sobre a experiência de participar de intercâmbio

Alunos falam sobre a experiência de participar de intercâmbio

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/12/2014 09h36, última modificação 26/04/2016 15h51

Um intercâmbio pode trazer diversos benefícios como vivenciar uma cultura diferente, conhecer novas pessoas, adquirir conhecimento, além de proporcionar mais independência. Por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais da Unimep, alunos da universidade têm a oportunidade de participar de programas de intercâmbio. Atualmente, enquanto alguns se preparam para voltar ao Brasil, outros vivem a expectativa de embarcar para outro país.

O universitário Lincoln Migliorini Andrade, 22, do 6º semestre de ciências econômicas se prepara para um intercâmbio na Universidad Católica del Norte, no Chile. “Creio que a ansiedade maior se vale pelo idioma, uma vez que os chilenos, em geral, falam de maneira rápida, o que torna sua compreensão algo desafiador. Quanto às aulas, espero que promovam debates e trocas de conhecimentos entre estudantes e professores”, conta ele.

Já Catarina Couto, 24, (foto capa) aluna do 4º semestre de nutrição irá para a Argentina, na Universidad del Centro Educativo Latinoamericano (Ucel), e está com expectativa em relação a sua nova rotina acadêmica. “Terei a oportunidade de cursar algumas matérias com o mesmo conteúdo das oferecidas pela Unimep e ter contato com diferentes profissionais da área de nutrição, que enriquecerão meu conhecimento. Espero aproveitar ao máximo essa oportunidade que a Unimep está me proporcionando, para que quando retornar possa compartilhar tudo que vivi e aprendi”, destaca Catarina.

VIVÊNCIA

Karine Florêncio (foto), 20, do 5º semestre de jornalismo, estuda desde agosto na Universidad Madero (Umad), no México, país pelo qual ela nutre um carinho especial e que a fez se considerar, carinhosamente, uma mexicana. “Participar de um intercâmbio é muito mais do que estar em um país diferente e estudar em uma universidade diferente. Eu vim ao México decidida a entrar na cultura deles, comer o que eles comem, independente do que fosse e até grilo já comi. O que mais chama a atenção é o tanto que meus companheiros comem pimenta. Tem pimenta até no ar”, destaca.

Além das aventuras gastronômicas, Karine conta que encontrou no intercâmbio algumas diferenças, como em suas aulas do curso de licenciatura de comunicação e multimídia. “Fico a maior parte do meu dia na faculdade, coisa que eu não fazia no Brasil. Gosto muito, porque aprendo mais, faço muitos amigos, converso com os professores e também tenho mais tempo para me dedicar ao estudo”, conta.

Karine diz que quando retornar ao Brasil sentirá falta de tudo no México, dos amigos,   universidade e até da comida apimentada. “Essa é a minha primeira viagem internacional e fico muito feliz de ter sido o México porque realmente vai ficar para sempre no meu coração esse país encantador”, afirma a intercambista.

Atualmente, além de Karine, estão inseridos em programas de intercâmbio em países como Espanha, Portugal e México os alunos: Ana Luiza Arthuso, Barbara de Paula Araújo, Fernando Denardi, Juliana Naufel, Laís Medeiros e Mônica Saldaño.

Já os estudantes que irão embarcar para países como Argentina, Estados Unidos, Japão, entre outros, são Suyane Machado, Marina Rodrigues, Ana Franchi, Bruna Garbim, Laís Martignago, Taynan Ayoama e Vinicius Pedroso de Moraes.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes