Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos participam do Projeto Rondon e Unimep na comunidade

Alunos participam do Projeto Rondon e Unimep na comunidade

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/07/2013 13h16, última modificação 26/04/2016 15h50
Dois grupos de unimepianos participam, em julho, de programas de atividades de extensão promovidos pelo Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular (Nepep) da Unimep no mês de julho: o Projeto Rondon e o Unimep na Comunidade – Uma semana pra Jesus. Os rondonistas viajam no dia 6 de julho ao Pará, para o município de Nova Timboteua, local em que irão desenvolver as atividades da operação Forte do Presépio. Já os estudantes participantes do Unimep na Comunidade viajam no dia 12 de julho, com destino à Mato Grosso do Sul.

As atividades do Rondon serão coordenadas por José Eduardo da Fonseca, docente do curso de farmácia da Unimep e responsável pela Farmácia Cecap (localizada próximo ao campus Taquaral), e por Luiz Paulo de Oliveira Santos, professor do curso de sistemas de informação. Já as docentes Cibele Adriana Perina Aguiar e Mônica Fernanda Botiglieri, ambas da Faculdade de Ciências Humanas, são as coordenadoras do Unimep na Comunidade.

Rondon – No Rondon, os oito alunos e dois professores que viajam para Nova Timboteua, Pará, irão desenvolver atividades voluntárias nas áreas da cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. Eles retornam no dia 22 de julho. A equipe que participará da operação Forte do Presépio é formada pelos universitários: Bruna Cristina Nunes de Brito, que cursa o 6º semestre de pedagogia; Caroline Ferreira Leite, aluna do 8º semestre do curso de fisioterapia; Eric Felipe da Silva de Souza, aluno do 8º semestre de administração; Fábio Henrique Mendes, do 8º semestre do curso de jornalismo; Gustavo Atila Souza Coelho, aluno do 10º semestre de nutrição; Marcela Ribeiro e Silva Teixeira, aluna do 6º semestre de ciências biológicas; Rafaela Hernandes Giordano, que cursa o 8º período de educação física e também Stefanie Sobral Carvalho Zen, aluna de 8º do curso de música. No mesmo período, em que ocorrerá a operação Forte do Presépio, a aluna Kamylla Pires Migliorelli, aluna do 8º semestre do curso de farmácia, participará da Ação Cívico-Social, realizada pela Marinha, que consiste em oferecer assistência hospitalar às comunidades ribeirinhas localizadas nos estados do Pará e Amazonas. A seleção dos participantes ocorreu em maio e, desde então, os unimepianos participam de reuniões de capacitação para a iniciativa. O coordenador do grupo, o docente José Eduardo da Fonseca, conta que o principal objetivo é “criar espaços para discutir os problemas e suas vivências, além de conhecer novas culturas. Aprender é o mais importante”. Os trabalhos dos alunos ocorrem em parceria com a Faculdade do Noroeste de Minas (Finom).

Diário de campo – O cotidiano do grupo que participa da operação Forte do Presépio poderá ser acompanhado por toda a comunidade unimepiana, além de amigos e familiares dos rondonistas. O universitário e fotógrafo Fábio Mendes, que compõe a equipe, postará diariamente textos e imagens sobre as atividades desenvolvidas no local, bem como informações sobre o município paraense e os moradores. O material, que também traz um perfil dos rondonistas, poderá ser acessado no blog: www.unimepnorondon.wordpress.com, criado especialmente para o registro das atividades da missão.

Unimep na Comunidade
– Já o Unimep na Comunidade - Uma Semana pra Jesus ocorre entre os dias 19 e 27 de julho, no município de Naviraí, em Mato Grosso do Sul. Para a iniciativa, foram selecionados 40 alunos de distintos cursos da Unimep, que irão realizar oficinas nas áreas de educação, saúde, comunicação, cultura, direitos humanos e justiça. O objetivo da ação segundo a coordenadora do Nepep, a docente Márcia Aparecida Lima Vieira é realizar o trabalho através de uma dinâmica que permita a consolidação da identidade do grupo. “Esperamos que as comunidades possam organizar-se de modo a assumir o protagonismo em todos os seus projetos”, destaca ela. O Unimep na Comunidade - Uma Semana pra Jesus é promovido pela Igreja Metodista. A iniciativa desenvolve atividades de extensão universitária, enquanto no mesmo período e local, representantes da Igreja também promovem trabalho missionário e social.

Texto: Stefanie Araujo e Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes