Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos são selecionados em campeonatos esportivos

Alunos são selecionados em campeonatos esportivos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/04/2013 14h22, última modificação 26/04/2016 15h49
Os alunos do 3º semestre do curso de educação física da Unimep, Priscila Stoco Ferreira Marcelino e Pedro Henrique Cassaro Travaglia, participaram no final de março de campeonatos esportivos distintos. Ela é fisioculturista e ele karateka e ambos foram selecionados em etapas de campeonatos de suas modalidades. Ao longo dos próximos meses, eles seguem competindo.

Fisioculturismo
– Priscila (foto ao lado), 28, natural de São Pedro, participou em março do 50º campeonato de estreantes da Federação Paulista de Musculação (Fepam), promovido em Campinas. Treinando desde o início do ano, ela alcançou a 2ª colocação da categoria Figure I (para atletas acima de 1,65 metros). A próxima etapa será a disputa do Campeonato Paulistão Open Fepam 2013, que ocorre no dia 5 de maio. “Foi emocionante ter sido selecionada. Fiquei muito feliz com o resultado pois, através disso, outras pessoas passaram a conhecer um pouco mais do fisioculturismo, quebrando preconceitos na musculação feminina, e trazendo reconhecimento para o nosso trabalho na área da musculação. Vi que todos os meus esforços, treinos rigorosos e dieta valeram a pena”, conta a atleta.

Priscila conta que a paixão pelo fisioculturismo nasceu quando foi assistir a amiga e atual técnica, Iara Vieira, no campeonato de estreantes de 2008. Desde então, ela vem buscando sempre melhorar os treinos. Em 2009, mudou sua rotina de treinamentos devido à gravidez, mas não se afastou do esporte. Sua primeira competição ocorreu em 2011 no Campeonato Fiscioculturista da IFBB (International Federation Bodybuilding), no qual conquistou o 4º lugar. Priscila tem como treinador o esposo, Fabio Augusto Marcelino, e atualmente se prepara para campeonatos da Fepam.

Karatê – Já na modalidade karatê, o universitário Pedro Henrique Travaglia (foto à direita), 19, que é natural de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, participou em março, da Seletiva Nacional de Karatê, promovido no Piauí. Nessa competição, o aluno foi classificado para integrar a seleção brasileira de 2013, na categoria 18 a 20 anos +78 kg, e representar o Brasil no Sul Americano que ocorre em Fortaleza. Também em março, ele esteve em Las Vegas participando do US Open, onde competiu com lutadores de diversos países. Nessa competição, apesar de não conquistar medalhas, ele obteve uma boa classificação. Já no início de abril, ele participou de seletiva nacional disputando na categoria sênior -84 kg, campeonato no qual foram oferecidas duas vagas de titular para a seleção a brasileira. Nesse seletiva, ele obteve a vaga como reserva.

Pedro iniciou no karatê no ano de 2001. Após três anos, já estava competindo em diversas cidades. Em 2005, participou pela primeira vez de um campeonato brasileiro e, em 2008, foi convocado para a seleção. Travaglia enfrentou duas lesões que quase o tiraram do esporte, mas conta que com fé e apoio dos familiares e amigos, conseguiu superar. O atleta e aluno mudou-se para Araçatuba, em 2012, e para Piracicaba, no início deste ano. “Abri mão da minha cidade e do meu estado pelo karatê e pela oportunidade de fazer uma faculdade. Poder representar não só o país, mas também o estado, a cidade e a faculdade é muito gratificante”, destaca o karateka.

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes