América Latina é tema da semana de história da Unimep
América Latina em Debate é o tema que os alunos do Centro Acadêmico do Curso de História e os docentes da graduação definiram para a Semana de História da Unimep, que ocorre nos dias 1, 2 e 3, no campus Taquaral. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Trata-se de um tema que precisa ser mais discutido no Brasil, já que a produção de brasileiros sobre a América Latina é muito interessante. Além disso, é preciso verificar como a historiografia tem tratado a questão, destaca a coordenadora da graduação, a professora Virgínia Camilotti.
Com duas palestras gratuitas, feira cultural e apresentação musical, as atividades da semana têm início a partir das 20h nos três dias. As palestras (dos dias 1 e 3) ocorrem no Salão Verde enquanto a feira cultural será promovida nas salas de aula do bloco 9 do campus Taquaral (salas 209T26 e 209T51).
Participam como palestrantes os docentes Tânia Costa Garcia, da Unesp-Franca, que falará sobre Música folclórica, política e identidade no Chile e na Argentina (1940-1960) e José Alves de Freitas Neto, da Unicamp, que irá ministrar a palestra Ainda tem sentido falar em América Latina?. É a primeira vez que ambos os palestrantes virão à Unimep.
Sobre a conferência que irá apresentar, Tânia destaca que o tema surgiu da seguinte indagação: Por que, a partir dos anos 40, houve uma retomada do discurso nacionalista em distintos países da América Latina e qual a relação deste momento, com a configuração de uma música popular urbana nacional em distintos países da região e, posteriormente, com o surgimento de uma música popular engajada, na década de 60 e 70?
ANOTE Semana de História da Unimep - América Latina em Debate. Dias 1, 2 e 3 de setembro, no campus Taquaral da Unimep. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1579.
Texto: Angela Rodrigues
Fotos: banco de imagens
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 31/08/2015