Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Analista da Apex aproxima entidade de alunos

Analista da Apex aproxima entidade de alunos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/09/2009 09h44, última modificação 26/04/2016 15h45

A atuação e o histórico da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) Brasil foram alguns dos destaques da palestra O Papel da Apex e do Analista de Comércio Exterior, ministrada na noite da quarta-feira, 16,  por Paula Borges Gomes, analista da unidade de imagem e acesso a mercados da instituição. O evento foi uma das atividades promovidas pela Faculdade de Gestão e Negócios da Unimep em celebração aos dez anos do curso de negócios internacionais. Participaram do encontro cerca de 120 pessoas. 

De acordo com Paula, apesar de existir há dez anos a Apex ainda é desconhecida por muitas empresas brasileiras, que poderiam utilizar melhor as ferramentas que a agência disponibiliza. Algumas delas são os projetos setoriais, a participação brasileira em feiras do exterior e o centro de negócios. Segundo a analista, os projetos setoriais são um dos carros-chefe da entidade e responsável por parcerias em várias localidades do país, a exemplo da mantida com o Arranjo Produtivo Local da Região de Piracicaba (Apla). Já o centro de negócios permite que empresas utilizem a estrutura oferecida para criar uma filial no exterior a um custo mais reduzido. 

Sobre os benefícios que a Apex oferece aos estudantes, ela fala que o acesso a dados e informações, entre outros. “Recebemos muita demanda para os trabalhos finais da graduação, nos quais os alunos precisam de informações de mercado, setores ou outros. Oferecemos esse apoio de acordo com a necessidade do aluno. Com esse conhecimento, no futuro os alunos poderão aproveitar muito mais o que a Apex oferece às empresas, por meio de outras ferramentas”, acrescenta ela.


ATUAÇÃO – A Apex Brasil é uma instituição privada criada há dez anos e desde 2003, constitui-se como um serviço social autônomo ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Com sede em Brasília, na qual atuam 200 funcionários, a entidade possui ramificações em vários estados, por meio de parcerias. De acordo com Paula, o objetivo é se tornar presente em todos os Estados brasileiros até o final desse ano. 

Para saber mais sobre a Apex, as ferramentas e as atividades que desenvolve, é só acessar www.apexbrasil.com.br

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Última atualização: 17/09/2009

registrado em: