Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Andaime ganha obra sobre os 25 anos

Andaime ganha obra sobre os 25 anos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/07/2013 07h00, última modificação 26/04/2016 15h50
Os 25 anos do grupo Andaime Teatro da Unimep foram celebrados com mais um lançamento, ocorrido no último dia 30. Trata-se da obra “Andaime – Um jeito de ser”, produzida em comemoração à trajetória do grupo. Com 240 páginas e produzido pela Editora Unimep, o livro é de autoria de Alexandre Mate, docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. Nele, o autor resgata a trajetória do Andaime a partir de relatos feitos pelos atores Carlos Jerônimo e José Antônio da Silva, o Chapéu, ambos fundadores do grupo. Dentre os relatos, há também a descrição da relação de trabalho do grupo com a comunidade, presente por meio das histórias de encontros com as pessoas.

“Para nós que trabalhamos com a memória, a partir da tradição oral, o registro da nossa própria história ganha importância e significado, além de possibilitar às futuras gerações conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo Andaime ao longo desses anos”, afirma José Chapéu. Elaborado em dois anos, a obra é destinada a todos que queiram conhecer e aprofundar-se na história do Andaime. Segundo conta o autor, a proposta é “mostrar a resistência cultural de um grupo, os prêmios e reconhecimento da equipe, a divulgação da cidade e de sua gente, por intermédio da linguagem teatral”.

Autor – Alexandre Mate é docente do curso de graduação e de pós-graduação do Instituto de Artes – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. É mestre em teatro pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e doutor em história social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Desde 1997, acompanha o grupo Andaime em festivais e apresentações em São Paulo.

Texto: Stefanie Araujo
Fotos: Fábio Mendes