Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Andaime vence concurso do MinC e integra programação da Copa do Mundo

Andaime vence concurso do MinC e integra programação da Copa do Mundo

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/06/2014 08h43, última modificação 26/04/2016 15h51

As Patacoadas de Cornélio Pires, montagem do grupo Andaime de teatro da Unimep, foi um dos 144 projetos selecionados, dentre os 1.805 inscritos, no concurso cultural 2014 promovido pelo MinC (Ministério da Cultura), conhecido como Edital da Copa. A iniciativa do governo federal tem como proposta difundir a cultura brasileira com apresentações artístico-culturais nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo do Brasil.

O Andaime, que está entre os dois grupos de teatro selecionados do Estado de São Paulo, se apresentará entre os dias 1 e 4 de julho em Recife, Pernambuco. O prêmio é de R$60 mil, que será usado para custear as despesas com a viagem.

O grupo da Unimep foi selecionado na categoria Brasil das Artes, um dos quatro eixos do pilar Conteúdos Culturais, do Plano de Ação para Grandes Eventos do MinC, e que engloba exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais. Os outros eixos do pilar são Brasil Audiovisual; Brasil Criativo e Brasil Diverso.

Segundo Antônio Chapéu (foto), coordenador do Andaime, As Patacoadas de Cornélio Pires abordam um tema de relevância nacional, o universo caipira.

“Poder mostrar o nosso trabalho num evento de tamanha grandeza tem contornos incalculáveis. Trata-se de um espaço propício para trocar saberes e fazeres com grupos artísticos nordestinos, que têm representatividade e grande relevância. Participar de um evento de porte internacional e de grande visibilidade projetará, sem dúvida, o trabalho do Andaime e da cultura de Piracicaba”, destaca.

Confira as datas e atividades do grupo em Recife:

1/07, às 20h, no Teatro Barreto Junior
2/07, às 14h e às 20h, no Teatro Barreto Junior
3/07, às 10h e às 14h, no Teatro Barreto Junior
04/07, às 10h, no Centro de Prevenção as Dependências/Centro da Juventude. Apresentação Musical Cornélio Pires – Uma Estrepolia Musical
4/07, às 14h , no Coletivo Angu de Teatro – Espaço Coletivo. Troca de saberes e fazeres com artistas locais.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/Acervo Unimep