Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Antonio Chapéu, coordenador dos grupos teatrais da Unimep, recebe título na Câmara de Vereadores

Antonio Chapéu, coordenador dos grupos teatrais da Unimep, recebe título na Câmara de Vereadores

por Angela Rodrigues publicado 15/07/2016 05h00, última modificação 20/07/2016 08h33

A próxima sexta-feira, 15, será especial para o ator e coordenador dos grupos de teatro da Unimep, Antonio Chapéu. Nessa data, a partir das 19h30, ele recebe na Câmara de Vereadores de Piracicaba o título Piracicabanus Praeclarus. Concedido aos piracicabanos que se destacam na sociedade e contribuem para as artes, as ciências e as letras ou, ainda, na promoção da saúde, educação, desporto e lazer, o título que homenageia Chapéu é resultado de iniciativa do vereador Paulo Camolesi (Rede Sustentabilidade). Em latim, Praeclarus significa excelente, o mais brilhante e ilustríssimo. O evento é aberto ao público e ocorre no salão nobre Helly de Campos Melges. A entrada é gratuita.

Trajetória

Antonio Chapéu, 55, nome artístico de José Antonio da Silva, atua como diretor e ator dos grupos teatrais do Núcleo Universitário e Cultura (NUC) da Unimep desde 1987. Graduado em jornalismo pela Unimep, especialista em arte-educação pela Esalq e com extensa trajetória artística, Chapéu fundou, ao lado do ator Carlos Jerônimo, o Grupo Andaime, em 1986, com o qual conquistou cerca de 120 prêmios em festivais de artes cênicas. Em 1987, assumiu o cargo de coordenador do setor de teatro do Núcleo Universitário de Cultura, ocupado por ele até hoje. Como diretor, comandou 26 peças teatrais, todas com grupos vinculados à universidade.

O trabalho desenvolvido pelo diretor teatral ultrapassou as fronteiras nacionais. Ele esteve na Suíça, em 1997, com o coral da Unimep. Em 1999, coproduziu um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas Non Solo Danza, da Itália. Por meio desse projeto, o grupo Andaime realizou apresentações na região de Trento, na Itália. Em 2006, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais, o Centro Cultural Martha Watts e o Grupo Andaime fez turnê com o espetáculo O Segredo do Café com Biscuit, percorrendo quatro estados norte-americanos.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimep
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 14/07/2016