Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Arquitetura da terra é mote de encontro em Santa Bárbara d\'Oeste

Arquitetura da terra é mote de encontro em Santa Bárbara d\'Oeste

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/08/2008 11h46, última modificação 26/04/2016 15h45

Desde a implantação do curso de arquitetura e urbanismo no campus Santa Bárbara d´Oeste da Unimep em 1994, o conteúdo e o programa de ensino privilegiaram a arquitetura da terra. A técnica consiste na utilização de elementos e componentes como taipa, adobe e terra de pilão, entre outros. É justamente com o intuito de mostrar as inovações nesta área que está norteado o 1º Encontro de Arquitetura de Terra da Unimep – 10 anos de Ensino e Pesquisa, previsto para a próxima terça-feira, 19, às 9h, no auditório Grená do campus Santa Bárbara. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição. 

O evento contará com debates e palestras ministradas por ex-alunos, professores e profissionais da área. A iniciativa também retoma a parceria internacional do curso de arquitetura e urbanismo com a Ecole d\'Architecture de Grenoble (EAG), na França, firmada em 1994, mas que permaneceu inativa no período de 2002 a 2007. 

“Pretendemos apresentar a trajetória construída no ensino e na pesquisa sobre esta técnica hoje reconhecida e inovadora, que tornou-se a marca específica do curso da Unimep”, destaca Natanael Macedo Jardim, coordenador da graduação de arquitetura e urbanismo. A realização é dos cursos de arquitetura e urbanismo da Unimep e da Unicamp e da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) da Unimep.

PROGRAMAÇÃO – A abertura do 1º Encontro de Arquitetura de Terra da Unimep ocorre a partir das 9h, no auditório Grená do campus Santa Bárbara da Unimep, com a palavra dos diretores e coordenadores dos cursos. Às 10h, um painel reúne Mário Mendonça, professor catedrático da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Sylvio Sawaya, professor e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). O debatedor será Marcos Tognon da FEC/Unicamp. Às 13h30, o evento retoma as atividades. Às 14h, Eduardo Salmar, docente da Unimep, e Marcos Tognon falam sobre Técnicas para o Restauro de Paredes de Taipa de Pilão. 

A partir das 14h30, têm seqüência as palestras proferidas por ex-alunos da primeira turma do curso de arquitetura (1998), Márcio Hoffmann, Fernando Minto e André Heise. O debatedor é Antônio Soukef Júnior, docente das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Às 16h30, será exibido o audiovisual “Ateliê Integrado”, realizado pelo curso de arquitetura e urbanismo da Unimep.

ANOTE – 1º Encontro de Arquitetura de Terra da Unimep – 10 anos de Ensino e Pesquisa, na terça-feira, 19, às 9h, no auditório Grená do campus Santa Bárbara da Unimep (rodovia Santa Bárbara/Iracemápolis, km 1, em Santa Bárbara d´Oeste). Entrada gratuita. Informações pelo tel. (19) 3124-1785.

Última atualização: 13/08/2008

registrado em: