Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Arte em dupla dá nome à exposição montada no Taquaral

Arte em dupla dá nome à exposição montada no Taquaral

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/04/2016 07h48, última modificação 26/04/2016 15h52

Amigos da Pintura é o nome da exposição que fica em cartaz até o dia 17 de abril no hall do prédio administrativo da Unimep. A mostra, de arte figurativa, reúne trabalhos de dois artistas radicados em Piracicaba: Carlos Alberto Valério e João Benatti.

São 10 obras em óleo sobre tela criadas por Valério e mais seis realizadas em acrílico sobre tecido de algodão. A maioria dos trabalhos dos dois pintores privilegia as paisagens de Piracicaba e região.

Valério, que começou a pintar ainda na adolescência, prefere retratar a paisagem rural. “Eu vim de uma cidade pequena perto de Presidente Prudente, Álvares Machado, que tinha uns 10 mil habitantes. Passei toda a infância em contato com a natureza, pescando, andando a cavalo, tomando café em casinha com chão de terra batida”, lembra.

Todas essas lembranças estão presentes visualmente nas pinturas do artista. “Sou do tempo em que as mulheres ‘areavam’ as panelas na beira do rio, em que se fazia sabão com cinza e se comia rapadura”, conta. Apesar disso, ele não se considera saudosista. “Eu tenho todo esse universo em mim. Tenho saudade, mas não parei de viver e me atualizar”, explica.

Autodidata na pintura – “briguei com meu primeiro professor porque ele quis se intrometer demais e dar pinceladas no meu quadro”, afirma -, Valério destaca que contou nem por isso desenvolveu a carreira sozinho, mas sempre contou com a orientação de uma estudiosa de arte, Matiko Funada.

Hoje ele se divide entre a empresa de produtos de limpeza da qual é proprietário e a arte. “Não dá para viver apenas de pintura. Eu consigo dividir bem o meu tempo. Tiro uma hora na parte da manhã para ler os jornais, fico o resto do dia na empresa e à noite me dedico à pintura”, destaca.

 

ANOTE – Exposição “Amigos da Pintura” – Até 17 de abril no hall do prédio administrativo da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Visitas de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 16h. Entrada gratuita. Informações: 919) 3124-1512.


Texto:  Ronaldo Vcitória 
Fotos: divulgação 
Edição e coordenação: Celiana Perina
Data: 09/04/2015

 

registrado em: