Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Artigo de alunos do mestrado em engenharia de produção é escolhido dentre os melhores em simpósio

por Angela Rodrigues publicado 02/12/2016 03h00, última modificação 02/12/2016 15h18

O artigo Industrie 4.0: Bibliometria e Análise de Produção Científica Recente, desenvolvido pelos alunos do curso de mestrado em engenharia de produção da Unimep, Letícia Francischini Rodrigues e Rodrigo Aguiar de Jesus, foi considerado o 3º melhor artigo da área 1 – Gestão da Produção do 23º Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep), promovido em novembro, em Bauru.

Pela conquista, Letícia e Jesus receberam o certificado de premiação em evento realizado em novembro, na Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB), na Unesp/Bauru. Desenvolvido em conjunto pelos dois pesquisadores, o artigo teve a supervisão do orientador, o prof. Klaus Schützer, coordenador do Laboratório SCPM da Unimep.

Pesquisas

No artigo, os universitários e pesquisadores abordam o tema Industrie 4.0 e identificam os seus principais autores, bem como os principais artigos que devem ser utilizados em trabalhos sobre o tema, além de identificar oportunidades para pesquisas futuras.

Segundo destaca Letícia, o artigo inclui várias seções que apresentam a contextualização e o objetivo da pesquisa, breve revisão sobre o tema, além de métodos de pesquisa, que compreenderam a revisão bibliográfica sistemática e os métodos de análise de publicações, citações e bibliometria. “Também são apresentados os resultados de pesquisa, que incluem a evolução das publicações, os periódicos de maior destaque, classificação dos autores, trabalhos mais citados, os agrupamentos bibliométricos e as referências de destaque. Por fim, a última seção apresenta as conclusões do estudo, suas limitações e sugestões para trabalhos futuros”, detalha.

Todos os artigos submetidos no simpósio foram avaliados de forma anônima por no mínimo dois avaliadores. Somente os textos com redação, ortografia e formatação adequadas foram aceitos. Na análise, os avaliadores responderam uma série de perguntas e atribuíram notas de 0 a 5.

Texto: Angela Rodrigues
Coordenação: Celiana Perina