Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Artigo assinado por docente da pós é premiado em congresso no México

Artigo assinado por docente da pós é premiado em congresso no México

por ceperina — publicado 02/05/2016 06h00, última modificação 03/06/2016 10h18

O artigo O Impacto das Propagandas com Apelos de Sustentabilidade através da Análise do Discurso: O Caso Natura, produzido pelo professor Thel Augusto Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep foi reconhecido como o melhor da área de marketing do 7º Congreso de Mercadotecnia Latinoamericana. O evento ocorreu dos dias 11 a 13 de maio na Universidad de Guanajuato, na cidade de Celaya, México. Além de Thel, representou a Unimep nesse evento o prof. Antonio Carlos Giuliani, coordenador do PPGA e orientador do artigo premiado.

O artigo premiado foi avaliado, com outros 105 trabalhos, por mesa composta por professores da Universidade de Guanajuato, que consideraram critérios como originalidade, aspectos metodológicos, contribuições acadêmicas ao marketing e profissionais ao mercado. “A pesquisa apresenta as estratégias discursivas das propagandas com apelos de sustentabilidade, ecologia, através da metodologia conhecida como análise semiolinguística do discurso, separando a estrutura das propagandas em três categorias: informação, persuasão e sedução”.

Monteiro conta que os resultados apontaram que, de toda a amostra utilizada na pesquisa da empresa: 30 anúncios impressos, 41,3% buscam informar o público-alvo, 22,6% buscam persuadir e 36% buscam seduzir. “Outro resultado relevante é que 50% de todas as peças de propaganda é composto de texto (frases, palavras ou termos), e destes 50%, 26,2% (informação), 6,1% (persuasão) e 17,7% (sedução). Por fim, concluiu-se que a empresa busca apresentar em suas peças de propaganda seus aspectos sociais, como seus produtos afetam os hábitos de consumo e como ofereccem suporte à inovação e à cultura de consumo remodelada”, detalha.

Thel é docente do PPGA desde novembro, mas leciona na universidade desde 2007. A primeira participação dele no congresso latinoamericano de marketing ocorreu em 2013, ano em que o evento foi realizado na Unimep, mas a presença em uma edição internacional do evento se deu nesse ano.

Sobre o resultado, ele destaca que ficou muito contente, pois muitos trabalhos foram apresentados de forma extremamente profissional, sobre temas e com informações relevantes à academia e ao mercado. “Para minha trajetória esta premiação é um marco importante, pois significa o reconhecimento internacional de um trabalho (dentre outros) derivado de minha tese de doutorado e que reflete na qualidade das pesquisas desenvolvidas no PPGA da Unimep. É importante ressaltar que o prof. Antonio Giuliani, orientador em minha tese teve participação significativa na preparação deste artigo”, destaca.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal