Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Artista-professor Camilo Riani recebe "Oscar da HQ"

Artista-professor Camilo Riani recebe "Oscar da HQ"

por Angela Rodrigues publicado 10/09/2017 05h00, última modificação 03/10/2017 10h48
O caricaturista, pesquisador e professor de design da Unimep, Camilo Riani, recebeu o troféu HQ-MIX.

Em um evento que reuniu pesquisadores, artistas, jornalistas e cineastas do Brasil e do exterior, o caricaturista, pesquisador e professor de design Camilo Riani recebeu o troféu HQ-MIX. Criado pela dupla de produtores Jal e Gual em parceria com Serginho Groisman, o troféu é considerado o Oscar brasileiro da HQ.  A homenagem recebida por Riani é fruto da inovadora arte-tese de doutorado, defendida na Unesp-Rio Claro, composta integralmente por cerca de 200 páginas visuais, como o melhor trabalho do segmento desenvolvido em todo o país.

No evento realizado no Sesc Pompéia, também foram homenageados o cartunista Jaguar – criador do iconográfico semanário “O Pasquim” – e outros editores e artistas gráficos considerados destaques durante o ano de 2016. “É uma honra indescritível e um incentivo de peso para continuar nossa busca em novos caminhos, na arte, com arte, pela arte. Se estiver acompanhada de humor, então, muito melhor.  Não adianta investir em uma educação que prioriza o pensamento linear, reprodutivo que deixa em segundo plano o pensamento ‘rizomático’, que é aquele pensamento criativo, que estimula conexões inesperadas”, conta o cartunista, que desenvolveu sua pesquisa em torno da caricatura e da educação.

Camilo Riani é professor na Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep e teve seus trabalhos publicados pelos maiores jornais, editoras e revistas do país, como Folha de S. Paulo, Veja, Elle, Editora Globo, Estadão entre outros. Ele destaca a importância de levar temas tão ricos aos mais distintos segmentos. “Por isso, vamos continuar trabalhando para ampliar a presença de nossa arte por toda a sociedade”, afirma Camilo sobre sua ‘tese visual’ orientada por César Leite, do Grupo Imago de pesquisas, que deve ser lançada em formato de livro, digital e impresso, no próximo ano.

 

Edição: Celiana Perina
Fotos: acervo pessoal Camilo Riani
Última atualização: 29/09/2017