Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aspecto jurídico do meio ambiente é foco de encontro no Taquaral

Aspecto jurídico do meio ambiente é foco de encontro no Taquaral

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 27/08/2008 13h22, última modificação 26/04/2016 15h45

Meio Ambiente e Cultura: Aspectos Jurídicos dá nome à 6ª edição curso Internacional de Direito Ambiental, que tem início nesta segunda-feira, 1º de setembro, às 19h30, no auditório verde, localizado no campus Taquaral da Unimep. A temática ainda pouco discutida no cenário jurídico será debatida pelo professor de direito internacional da Universidade de Milano-Bicocca, o italiano Tullio Scovazzi. O evento se encerra no dia 3 de setembro e é realizado pela Faculdade de Direito.

Na noite de abertura, Scovazzi profere palestra sobre Patrimônio Cultural Material e na terça-feira, 2 de setembro, às 19h30, no auditório verde, ele fala sobre Patrimônio Cultural. A iniciativa se encerra com explanações do italiano acerca do tema Patrimônio Cultural Subaquático, no dia 3, às 9h, também no auditório verde. De acordo com os organizadores, o principal objetivo da 6ª edição é proporcionar uma visão contemporânea sobre o direito ambiental, além de mostrar como o meio ambiente é tratado no contexto europeu, de forma mais específica, na Itália.

A iniciativa é aberta aos discentes de diversos cursos da Unimep de graduação e pós-graduação, bem como aos profissionais da área, promotores de justiça, juizes de direito, entre outros.

TULLIO SCOVAZZI

Além de professor da Universidade de Milano-Bicocca, Scovazzi é membro de diversas sociedades de pesquisa na Europa e na América. Ele escreveu livros e artigos, sobretudo nos campos do direito marítimo internacional, do direito ambiental e do regime jurídico da Antártica, sendo responsável por projetos de pesquisa relacionados a essas áreas.

Scovazzi é também membro de conselhos editorais com publicações jurídicas e exerceu atividades em favor do governo da Itália e de organizações internacionais, tais como negociações para convenções de preservação do Mediterrâneo; de proteção da diversidade cultural; de proteção contra o desaparecimento forçado, entre outras.

ORGANIZAÇÃO

A coordenação do evento está a cargo dos professores Paulo Affonso Leme Machado, docente do curso de mestrado em direito da Unimep; Jarbas Martins Barbosa de Barros, diretor da Faculdade de direito da Unimep; e Mirta Gladys Lerena Manzo de Misailidis, coordenadora do curso de mestrado em direito da Unimep. A comissão organizadora é composta por Alexandra Faccioli Martins, Davi Augusto Barrichello, Fabiane Parente Teixeira Martins e Sandra Akemi Shimada Kishi.

ANOTE – As inscrições são R$ 20 (estudantes) e R$ 50 (profissionais). Outras informações podem ser obtidas na secretaria da faculdade de direito pelo tel. (19) 3124-1565 ou (19) 3124-1680, com Elaine ou Norberto.

Última atualização: 27/08/2008