Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Assessor ministra aulas nos EUA e planeja novas parcerias internacionais para a Unimep

por Angela Rodrigues publicado 18/08/2016 05h00, última modificação 30/08/2016 10h36

Esse semestre será repleto de novas atividades e desafios para Marcelo da Silva Leite, coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da Unimep e professor. De agosto a dezembro, ele atuará como docente visitante no Emory and Henry College e residirá em Abingdon, Virginia, EUA. Ao longo desse período, além das aulas que irá ministrar de segunda a sexta-feira nas disciplinas Competências Multiculturais e Globalização, Movimentos Migratórios Contemporâneos e Negócios Americanos no Mundo, ele também  irá em busca de novas parcerias para a Unimep.

“O resultado dessas atividades é o desenvolvimento de parcerias que podem abrir mais possibilidades de intercâmbio para os alunos e docentes da Unimep. No período em que estiver lá vou fazer contatos com outras instituições de ensino superior para apresentar a universidade e tentar conseguir novas parcerias”, detalha ele.

O assessor conta que a oportunidade de lecionar no Emory and Henry College surgiu ainda no início de 2015, quando a assessora internacional da instituição o informou sobre uma bolsa na instituição para professor visitante. “Ela me consultou para saber se tinha interesse de participar de seleção interna. Informei a Reitoria da Unimep sobre o convite e imediatamente recebi apoio do prof. Gustavo Alvim, reitor, e do rev. Luis Cardoso, que naquele período atuava como gerente da área de Relações Internacionais da Rede Metodista. Me candidatei e fui escolhido pelo E&H para ser o professor visitante”, conta ele.

DESAFIOS

Dentre os desafios da empreitada, o assessor destaca o fato de lecionar em outro idioma, conseguir trabalhar o conhecimento de modo que leve os alunos ao aprendizado, além de se ajustar culturalmente ao estilo de aula desenvolvido nos EUA e ser um bom representante da academia brasileira.

Nos meses em que estiver nos Estados Unidos, ele permanecerá como coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da universidade. “Tenho duas assistentes no setor, treinadas e preparadas para conduzirem as atividades e farei a coordenação remotamente estando em contato com elas diariamente”, detalha.

Apesar de já ter residido nos EUA por 18 meses em Iowa, Estados Unidos, será a primeira vez em que ele atuará como docente no país. Na Unimep, ele já lecionou nos cursos de letras, negócios internacionais, nos cursos de engenharia e desde em 2010 responde pela coordenação da Assessoria para Relações Internacionais da Unimep. “Já tenho experiência de dar aula para alunos americanos. Ministrei algumas palestras em universidades americanas e, desde 2014, ministro uma aula virtual por semestre para alunos de educação do Emory & Henry College. Estou ansioso, mas muito confiante que conseguirei desenvolver um bom trabalho no E&H College e que irei aprender muito também”, acrescenta.

: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina