Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Assessora Jurídica em Processos e Projetos Estratégicos da Ed. Metodista é nomeada 1ª Corregedora Geral de Piracicaba

Assessora Jurídica em Processos e Projetos Estratégicos da Ed. Metodista é nomeada 1ª Corregedora Geral de Piracicaba

por Angela Rodrigues publicado 29/03/2023 15h06, última modificação 29/03/2023 15h06


A professora Renata Helena da Silva Bueno (foto ao lado), Assessora Jurídica em Processos e Projetos Estratégicos junto às Diretorias de Operações da Educação Metodista, foi nomeada pelo prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, como a 1ª corregedora geral do município.

O cargo que instituiu a Corregedoria Geral do Município é pioneiro e foi criado com a Lei Nº 9.877, de 22 de dezembro de 2022. O setor tem o objetivo de zelar pela efetividade dos mecanismos de controle e correição da Administração Pública, além de promover a transparência, a prevenção e o combate à corrupção.

A docente conta que segundo a legislação, o Corregedor é considerado agente político com as mesmas prerrogativas dos Secretários Municipais, daí a nomeação pelo Prefeito Municipal. “A escolha, dentre outros nomes indicados, inclusive pela OAB, foi ato de competência do prefeito”, contou ela.

É a primeira vez que uma mulher recebe essa nomeação em Piracicaba, fato que significa uma conquista em vários aspectos: para a cidade e também para todas as profissionais. “Recebi essa nomeação com grande alegria e na certeza de ser uma chance de fazer algo que possa ser o alicerce que até então não existia. A questão do gênero é emblemática, especialmente por ser a primeira, mas é oportuno lembrar que há um número expressivo de mulheres à frente das Secretarias também. Profissionalmente, vejo como mais um desafio, que coroa minha trajetória pautada sempre na eticidade”, afirmou Renata.

Além de promover e zelar pela transparência, as atribuições da Corregedoria também contribuem para o aperfeiçoamento da gestão pública, apontando gargalos e propondo medidas efetivas.

INICIATIVAS – Pelo fato de se tratar de novo setor, Renata conta que as atribuições relativas à nova função também estão em etapa inicial. “Simultaneamente à formação da equipe, estou fazendo um diagnóstico dos processos que apuram irregularidades, bem como analisando procedimentos e eventual necessidade de adequações da legislação específica, verificando se há incoerências ou sobreposições de competências. Como estamos criando a Corregedoria do zero, também tenho buscado conhecer experiências e modelos exitosos que servirão de base para a nossa própria experiência, que espero ser duradoura e efetivamente traga resultados à comunidade piracicabana que, em última análise, terá mais uma forma de controle, baseada na transparência, legalidade e eficiência, entre outros princípios norteadores da Administração Pública”, detalha a docente.

 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo pessoal profª Renata Helena da Silva Bueno
Última atualização: 29.03.2023