Atendimento jurídico gratuito beneficia comunidade e região
Um dos pioneiros no Estado de São Paulo para a resolução de conflitos familiares como pensão alimentícia, revisão e exoneração de pensão alimentícia, regulamento de guarda, dissolução de união estável, entre outras ações jurídicas. Assim é definido o trabalho do Setor de Conciliação Pré-Processual das Varas de Família da Comarca de Piracicaba.
Vinculado ao Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de direito do campus Taquaral da Unimep, o setor nasceu em 2007, fruto de um convênio firmado entre a Unimep e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O atendimento gratuito e qualquer pessoa pode se beneficiar dos serviços.
Por meio dele é possível ter mais rapidez na resolução das ações solicitadas, além de um menor índice de descumprimento de acordos, entre outros benefícios. O espaço busca uma solução pacífica de conflitos de forma estendida, ou seja, tenta resolver as solicitações numa única audiência. O atendimento é gratuito e a pessoa pode se fazer acompanhar de um advogado particular, mas não é obrigatório, conta Fabiane Parente Teixeira Martins, docente do curso de direito da Unimep e responsável na Unimep pelo setor.
De acordo com o Dr. Pedro Paulo Ferronato, Juiz da 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Piracicaba e também um dos responsáveis pelo convênio, a ação mais comum é a referente a alimentos. Uma ação de alimentos leva em média de quatro a cinco meses para ser julgada. No setor de conciliação, do momento em que há a reclamação ao agendamento da conciliação, são 30 dias, compara. O juiz aponta também a economia que o setor representa ao judiciário.
Há economia de tempo, de trabalho e financeira impossível de ser calculada, afirma ele. Já Fabiane aponta como um dos principais benefícios do setor, além da rapidez, o cumprimento dos acordos. Quando a pessoa participa de um acordo, o índice de descumprimento desse acordo é menor do que numa decisão judicial, acrescenta.
ANOTE - O setor de conciliação está localizado à rua Campos Salles, 1.912, e atende às segundas, terças-feiras e quintas-feiras, das 13h às 17h e às quartas, das 8h às 12h. Às sextas, não há atendimento. Informações: (19) 3435-4580.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 27/10/2009