Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atividades práticas, docentes e projetos diferenciam comércio exterior

Atividades práticas, docentes e projetos diferenciam comércio exterior

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/06/2013 11h14, última modificação 26/04/2016 15h49

Investimentos no setor e a presença de multinacionais em Piracicaba são dois dos fatores externos que justificam a demanda por profissionais de comércio exterior, graduação que na Unimep é oferecida desde 2011 e reúne atualmente 80 universitários. A esses fatores, somam-se os diferenciais do curso apontados pela coordenadora da graduação, a professora Regina Célia F. Simões. São eles: a possibilidade de conhecer de perto a realidade da área, por meio da participação em eventos consolidados e visitas técnicas vinculadas à grade curricular, cursos extracurriculares, disciplinas práticas, disponibilização de softwares específicos e o desenvolvimento de projetos, além de um corpo docente formado por mestres e doutores. “Esses diferenciais, aliados às atuais possibilidades do mercado profissional em Piracicaba e região, que reúne as quatro maiores empresas exportadoras do Estado de São Paulo (Caterpillar, CJ, Raizen e NG Metalúrgica), incentivam e motivam os alunos ao ingresso no curso”, aponta Regina.

Além das aulas ministradas no campus Centro, ao longo dos dois anos de duração do curso, na Unimep os alunos participam de visitas regulares ao Porto de Santos e ao Aeroporto Viracopos; contam com o oferecimento do curso extracurricular em sistemática do despacho aduaneiro em exportações e importações, utilizam o software siscomex, que disponibiliza o regulamento aduaneiro e as práticas de importação e exportação, além de desenvolverem projetos na área de exportação junto a empresas.

A atuação do profissional graduado em comércio exterior ocorre em organizações comerciais e industriais de pequeno, médio e grande portes, além do trabalho como operadores logísticos, em agências de carga, companhias de transporte e de seguros, companhias de inspeção, órgãos públicos, consultorias e assessorias privadas. “Eles também podem atuar em bancos, na área de câmbios, em portos e aeroportos, despachantes aduaneiros, como analistas de câmbio e de importação e exportação”, acrescenta Regina. Segundo ela, a faixa salarial aproximada de um profissional recém-graduado é entre três a quatro mil reais.

Escolhas – A curiosidade de aprender sobre as práticas referentes ao comércio exterior, principalmente após os eventos relacionados à área ocorridos nos últimos cinco anos no país motivou a escolha pelo curso de Camila Stanfaker de Andrade, 30, aluna do 3º semestre. “Aqui, a gente tem contato com uma visão geral desse campo, desde a parte econômica até a financeira. A Unimep, para mim, é uma das melhores universidades da região. Os docentes possuem conhecimentos atualizados e também históricos sobre esse segmento”, afirma a aluna, que após a graduação, pretende prestar consultoria e atuar na gestão de comércio exterior. Já Wellington Luiz Barbosa, 19, também estudante do 3º semestre, veio motivado pelo desejo de conhecer outros países, principalmente os EUA. “Sempre tive vontade de viajar e o curso pode me abrir muitas portas. Escolhi a Unimep por ser reconhecida e bem conceituada”, aponta ele, que tem planos de ingressar em uma multinacional, após a graduação. “A Unimep foi a melhor escolha, oferece o curso que eu desejava, bem conceituado, além de vir ao encontro do meu objetivo de permanecer na cidade”, destaca o universitário André Felipe Franco Domingues, 18, aluno do 3º semestre. “O que influenciou a minha escolha pela graduação foi o fato de o Brasil atualmente estar mais aberto nesse campo e a demanda por profissionais estar em alta. A graduação possibilitou, ainda, uma visão ampla na área de negócios, o que é essencial em qualquer atividade”, conta o universitário.

Em ação – Ednaldo Moraes (foto à direita), 36, graduado pela primeira turma do curso, em 2012, e que atualmente acompanha disciplinas do primeiro semestre, por motivos de transferência à Unimep, afirma que ingressou na graduação pela paixão pela área comercial e por também querer algo dinâmico e que atendesse seus objetivos. “Considerei os conceitos da universidade no ensino superior, além da infraestrutura e corpo docente. São detalhes que fazem muita diferença: a qualidade dos laboratórios, o acervo da biblioteca, as atividades de pesquisa. O curso também é bastante focado no dia-a-dia do profissional”, elenca ele, que acumula viagens internacionais em países como Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Suíça e mantém planos de ingressar no mestrado.

Informações sobre a graduação tecnológica em marketing estão disponíveis no site: http://www.unimep.br/gdc_cursos_conteudo.php?cod=157

Confira mais imagens de alunos e professores do curso entrevistados no link:

A matéria sobre o curso comércio exterior encerra a série de reportagens especiais sobre os cursos da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) da Unimep, intitulada Gestores em Ação e que teve início em março.

: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes