Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas da seleção brasileira feminina de karatê participam de avaliações físicas no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 17/04/2019 02h00, última modificação 17/04/2019 10h22

As karatecas da seleção brasileira feminina: Valéria Kumizaki, Natália Brozulatto Spigolon (foto ao lado), Jéssica Linhares e Bárbara Hellen Rodrigues, estarão no campus Taquaral nesta quinta-feira, 11, a partir das 19h. As atletas irão participar de avaliações físicas para o projeto de pesquisa de Diego Spigolon, técnico da seleção e que é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep.

As karatecas já participaram de avaliações e intervenções desenvolvidas anteriormente na Unimep, realizadas pela equipe do Laboratório de Avaliação e Intervenção Aplicada ao Sistema Cardiorrespiratório (LAIASC). No entanto, dessa vez, elas passarão por um conjunto de avaliações para a verificação de variáveis relacionadas à composição corporal, modulação autonômica da frequência cardíaca, função dos músculos do tronco e função muscular respiratória, conta a profª Charlini Hartz, docente do curso de fisioterapia da universidade.

A iniciativa e as avaliações das atletas estão ligadas à dissertação de mestrado de Diego Spigolon, que investiga variáveis relacionadas ao desempenho físico específico da modalidade karatê. A pesquisa de Spigolon é orientada pela professora Marlene Aparecida Moreno, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep; e conta com a participação da aluna de fisioterapia, Kayene Pereira, e da docente da graduação, Charlini Hartz.

Além das análises realizadas no LAIASC, ao longo dessa semana as karatecas também realizaram avaliações do desempenho físico específico na Faculdade de Ciências Aplicadas-Unicamp, sob a supervisão da profª Fúlvia de Barros Manchado Gobatto, docente do curso de ciências do esporte da FCA, e uma das parceiras para a realização da pesquisa.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues