Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula inaugural de história debate extremismo português

Aula inaugural de história debate extremismo português

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/08/2013 10h20, última modificação 26/04/2016 15h50

Refletir sobre duas formas de nacionalismo em épocas e conjunturas diferentes em Portugal é o objetivo da palestra “Extremismos de Direita em Portugal (1914 - 1974): Movimentos Doutrinários, Influências e Equívocos” que será ministrada no campus Taquaral da Unimep na próxima terça-feira, 20. O encontro é promovido pelo curso de história e tem como palestrante a docente Ana Isabel Simões de Sousa Sardinha Desvignes (foto), do Instituto de Estudos Lusófonos da Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle. Sem a necessidade de inscrições, os interessados podem acompanhar o evento gratuitamente a partir das 19h30, no Auditório Verde do bloco 2.  A iniciativa é aberta ao público. 

A partir de elementos relacionados à história de Portugal do século 20, a palestra irá abordar momentos como a queda da monarquia constitucional, a primeira república portuguesa, o advento do Estado Novo e de Salazar, além de apresentar os nacionalistas revolucionários portugueses dos anos 60 e 70, e trabalhar a Guerra Colonial na África, o regime de Marcelo Caetano e o fim do autoritarismo português em 1974. “O objetivo é tratar de duas formas de nacionalismo em épocas e conjunturas diferentes em Portugal: em 1914, começo da Primeira Guerra Mundial, e no imediato pré 25 de abril de 1974. Dois nacionalismos que são também duas formas de extremismo político de direita”, aponta Ana Isabel. 

Tema – Para a docente do curso de história da universidade, Virgínia Camilotti, “é absolutamente decisivo à formação dos estudantes a exploração que Ana Devignes propõe do pensamento de direita em Portugal, em especial aquele vigente no período salazarista, ou seja, a exploração  quanto aos elementos de ordem simbólica e sensíveis que o compõe, quanto às operações intelectuais e aos esquemas imaginativos favoráveis a sua constituição. Ressalte-se ainda que a exploração do pensamento de direita em Portugal a ser efetuado pela conferencista pressupõe, também, a abordagem dos elos de contato e as comunicabilidades deste pensamento com seus congêneres  no Brasil e na França para o período”, destaca Virgínia. A palestra tem como público-alvo estudantes, profissionais e docentes de história.

Palestrante – Doutora em história moderna e contemporânea, com ênfase em história da cultura e das mentalidades no período contemporâneo, Ana Isabel é professora do Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos, do Instituto de Estudos Lusófonos da Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle. Ela se dedica as seguintes temáticas: transferências políticas e culturais, regimes autoritários e totalitários e edições de correspondências políticas. 

ANOTE – Palestra “Extremismos de Direita em Portugal (1914 - 1974): Movimentos Doutrinários, Influências e Equívocos”. Dia 20, a partir das19h30, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral). Evento gratuito e aberto ao público. Estudantes da Unimep irão receber certificado de participação. Para isso, é necessário assinar a lista de presença ou passar seu próprio cartão para registro de frequência nos terminais disponíveis. Informações: (19) 31247-1579.

Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 20/08/2013

registrado em: