Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula magna abre celebração dos 45 anos de ensino superior

Aula magna abre celebração dos 45 anos de ensino superior

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 28/05/2009 05h44, última modificação 06/05/2016 08h38

Uma série de atividades comemorativas, que inclui aula magna ministrada pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, bem como eventos voltados à comunidade interna da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), abrem a partir dos dias 3 e 4 de junho, a celebração dos 45 anos de criação dos primeiros cursos superiores: administração de empresas, contabilidade e economia.

Implantados em 1964 e conhecidos como ECA, eles foram os três primeiros cursos de graduação oferecidos pelo Instituto Educacional Piracicabano (IEP) à comunidade. A partir deles, a instituição passou a integrar gradativamente outros cursos e faculdades, o que permitiu em 1975, o seu reconhecimento como universidade. 

“Fundamentado em uma experiência educacional centenária, o IEP lançou seus primeiros cursos superiores que viriam a ser o embrião da Unimep. Desde seu início, a escola superior que surgiu fez um contraponto com o governo militar, defendendo os direitos humanos e a democracia. Aquela semente, plantada há mais de quatro décadas, multiplicou-se gerando uma universidade presente em três municípios e reconhecida nacional e internacionalmente por sua proposta diferenciada de qualidade e de uma formação centrada em valores a partir da confessionalidade metodista”, destaca Clovis Pinto de Castro, reitor da Unimep e diretor-geral do IEP.

PROGRAMAÇÃO 

O Papel da Universidade e a Contribuição da Unimep para o Desenvolvimento de Piracicaba e Região é o tema da aula magna que o prefeito Barjas Negri, ex-aluno do curso de ciências econômicas, fará na sessão solene do dia 3, a partir das 19h30, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano, no campus Centro. Na solenidade, também serão homenageados os primeiros professores da ECA. 

A celebração continua no dia 4, a partir das 9h, com a realização de um culto em ação de graça na capela do campus Taquaral. Em seguida, às 10h15, haverá plantio de árvore. Ao longo do ano, também estão previstas outras iniciativas, como reportagens históricas e especiais a serem publicadas no site da Unimep e na Unimep TV, seminários e atrações culturais.

HISTÓRIA

O primeiro vestibular ocorreu em abril de 1964. Dele participaram 160 candidatos, dos quais 158 ingressaram na instituição. A aula inaugural ocorreu no dia 15 de abril daquele ano e a formatura das primeiras turmas em dezembro de 1967. Posteriormente, o IEP deu sequência à implantação de novos cursos, entre eles direito, pedagogia e letras. Em 1975, a instituição foi reconhecida como universidade. Em 1979, inaugurou o campus Taquaral e em 1980, o campus Santa Bárbara d’Oeste e em 1996, integrou o campus Lins. Hoje nos quatro campi da Unimep, circulam mais de 11 mil alunos, divididos em 53 cursos de graduação, 24 cursos de especialização e dez de mestrado e doutorado. 


Edição e texto: : Assessoria de Imprensa 
Foto: Fábio Mendes
Vídeo: Unimep TV 
Última atualização: 28/05/2009 

 

registrado em: