Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas retornam na segunda-feira dia 18. Calouros têm recepção especial

Aulas retornam na segunda-feira dia 18. Calouros têm recepção especial

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/02/2008 23h00, última modificação 26/04/2016 15h44

O primeiro semestre do ano letivo de 2008 na Unimep tem início na próxima segunda-feira, 18, nos quatro campi da instituição: Taquaral e Centro – ambos em Piracicaba –, Santa Bárbara d’Oeste e Lins. Para dar boas-vindas aos novos alunos, a universidade preparou um  programa de recepção  que enfatiza o processo de integração e inibe a realização do trote, abolido  na instituição em 1998. A determinação foi aprovada pelo Conselho Universitário – um dos órgãos superiores da instituição com função consultiva e deliberativa –,  que proibiu a aplicação do trote em todos os campi, inclusive nas dependências externas, como estacionamentos,  a Galeria Unimep e as áreas de acesso entre os blocos.
Durante as atividades de recepção são organizados grupos de apoio compostos por funcionários e alunos veteranos, que circulam nos campi e orientam sobre a proibição do trote. Se mesmo assim, o calouro tiver dúvidas ou se sentir lesado em sua integridade física ou psicológica, deve procurar os funcionários identificados com camisetas e crachás para efetuar reclamação.

PROGRAMAÇÃO

As atividades que enfatizam o acolhimento, a interação com o universo acadêmico e que propagam a cultura esperam pelos novatos nos primeiros dias de aulas nos campi Taquaral, Centro e Santa Bárbara d’Oeste. Na programação oficial de recepção também estão previstas a apresentação do reitor e dos pró-reitores administrativo; de graduação e educação continuada e de pós-graduação, pesquisa e extensão. Ainda estão previstas atividades especiais, como visitas monitoradas por setores distintos da universidade. Em Lins, a recepção ocorrerá na segunda semana de aulas.

TAQUARAL   - Os calouros de cursos oferecidos nos períodos manhã e noite participam de encontros na segunda, 18, das 8h às 12h e das 19h30 às 22h30, no Teatro Unimep. Já para os alunos dos cursos vespertinos das Faculdades de Ciências Humanas, Ciências da Religião e de Gestão e Negócios, o encontro ocorre no auditório do bloco 7, das 14h às 17h. No dia 19, os calouros se reúnem das 8h às 12h e das 19h30 às 22h30, em ambientes distintos. Após a palavra dos diretores dos cursos, os discentes participam de visitas monitoradas.

CENTRO - No campus Centro, que recentemente foi reformado e que volta a ter cursos superiores depois de 15 anos,  os alunos participam de atividades que serão realizadas no Taquaral nos dias 18 e 19. Já no dia 20, às 19h30, no anfiteatro (com entrada pela rua Rangel Pestana) está prevista cerimônia de acolhimento destinada aos discentes e docentes.

SANTA BÁRBARA D’OESTE - No dia 18, das 8h às 12h e das 19h30 às 22h30, os calouros da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo se reúnem no auditório grená e os discentes do curso de direito, no auditório verde. No dia seguinte, os calouros se encontram das 8h às 12h e das 19h30 às 22h30, no auditório grená, para participar da segunda etapa de recepção.

LINS - A recepção de calouros ocorre no dia 5 de março, no período das 19h30 às 22h30, no anfiteatro do bloco 8. Nesse dia, os novatos dos cursos de odontologia e direito se encontram com a pró-reitora de graduação e educação continuada, Rinalva Cassiano Silva, e diretores de cursos. Em seguida, participam de visitas aos laboratórios, à biblioteca e dependências do campus.

Foto: Thiago Altafini

Última atualização: 13/12/2008