Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Autoconhecimento é a chave para sucesso profissional

Autoconhecimento é a chave para sucesso profissional

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/02/2014 10h35, última modificação 26/04/2016 15h50
Autoconhecimento é poder estimular habilidades e competências e ter a capacidade de desenvolvê-las na construção de metas e objetivos para um bom plano de carreira. Pensando nesta máxima, a coordenação-geral dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Unimep traz como última palestrante do evento Expo 2014, a psicóloga e sócia da empresa Indicação Consultoria em Capital Humano, Simone Abrantes Estrela (foto), que ministrará a palestra A Importância do Autoconhecimento e das Escolhas na Construção da Carreira.

O evento é gratuito e ocorre na próxima terça-feira, 25, a partir das 19h, no anfiteatro do bloco 7, do campus Taquaral. A seguir, confira melhores trechos da entrevista com a palestrante, que deu uma palhinha à equipe de reportagem da Unimep.

Unimep - Qual a importância do autoconhecimento para a carreira profissional?

Simone Estrela – Gosto da definição de Sêneca (filósofo grego). Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. O ponto fundamental de qualquer jornada é saber onde está e se este lugar é formado pelo entendimento de nós mesmos, nossos sonhos, talentos, potencialidades e também as limitações que precisamos superar para a construção dos passos seguintes, rumo ao sucesso profissional.

Unimep – O que um universitário precisa ter em mente para conseguir um bom plano de carreira?
Simone – Primeiramente fazer uma autoanálise: se faz o que gosta, quais são suas principais habilidades e quais potencialidades pode desenvolver. É importante também ficar atento às tendências do mercado; definir aonde quer chegar; formular um objetivo a longo prazo, estabelecendo metas; buscar informações em fontes de referência da sua área de saber; fazer networking para troca de informações e aprendizado.

Unimep – Qual a importância das escolhas profissionais para a satisfação pessoal e construção da carreira?

Simone- Fazer escolhas é sempre um desafio, optar por um caminho quase sempre significa abrir mão de tantos outros, portanto, boas escolhas profissionais precisam embasar-se nos valores de cada um, naquilo que é importante, significativo, que gera satisfação e orgulho pessoal, pois a carreira profissional precisa refletir o que somos e que desejamos realizar.

Unimep – Como buscar uma definição própria do autoconhecimento?

Simone – O autoconhecimento não é um lugar, é um meio, um caminho, um processo de reflexão a respeito das próprias características, potencialidades e limitações. A todo momento somos informados sobre nós mesmos, quando gostamos ou não gostamos de determinadas coisas, quando nos identificamos ou ficamos felizes. Portanto, o autoconhecimento exige uma autoavaliação, é necessário estar atento.

Unimep – Pessoas que não se auto-conhecem podem ser menos satisfeitas no trabalho?

Simone – Os fatores que produzem satisfação no trabalho vão além da capacidade de cada um se conhecer. É certo que existem outras variáveis do próprio contexto de trabalho que podem afetar a motivação dos colaboradores, porém para aqueles que têm um maior entendimento acerca de seu perfil comportamental, lidar com essas variáveis, ou assumir novos desafios tornam-se menos desgastantes.

Unimep – Um profissional que conhece suas falhas e habilidades produz mais?

Simone – Conhecer a si mesmo é essencial para fortalecer as qualidades e superar limitações e dificuldades, esse processo permite elevar a autoestima e a disposição para assumir responsabilidades. A pessoa torna-se mais confiante, motivada e madura, favorecendo não só o seu desempenho profissional, mas as outras áreas da sua vida.

ANOTE – Expo 2014 Pós-Unimep - A Importância do Autoconhecimento e das Escolhas na Construção da Carreira, por Simone Abrantes Estrela, dia 25 de fevereiro, a partir das 19h, no anfiteatro do bloco 7, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Mais informações pelo e-mail cazem@unimep.br ou pelo telefone (19) 3124-1637.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/Acervo Unimep