Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Autoridades políticas, gestores, empresários e docentes participam de encontro no campus Santa Bárbara d´Oeste

Autoridades políticas, gestores, empresários e docentes participam de encontro no campus Santa Bárbara d´Oeste

por Angela Rodrigues publicado 16/11/2019 05h00, última modificação 16/11/2019 10h55

Autoridades políticas, empreendedores, empresários, gestores de empresas e de indústrias participaram nessa quarta-feira, dia 13, do encontro “O Papel da Universidade na Inovação e Empreendedorismo”, realizado no campus Santa Bárbara d´Oeste da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). A iniciativa foi promovida pelo diretor do campus universitário, prof. Felix Eliecer Fonseca Felfli, em parceria com o diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Santa Bárbara d’Oeste, Nivaldo José Silva.

O evento reuniu o prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Denis Andia; o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d´Oeste, Felipe Sanches; a reitora da Unimep, profª Claudia da Silva Santana; docentes e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da Unimep e gestores de empresas e indústrias de Santa Bárbara e região.

A abertura do encontro foi conduzida por Nivaldo José Silva, diretor do Ciesp; seguida da palavra do prefeito de Santa Bárbara, Denis Andia, e do diretor do campus universitário, prof. Felfli.  

Silva, que também é ex-aluno de graduação e mestre em engenharia de produção pela Unimep, apontou que as indústrias também têm a necessidade de se aproximar das universidades. “Temos carinho especial pela Unimep, sabemos da crise que todo o país passa, que a universidade enfrenta e que as nossas indústrias também passam, então, temos de juntar as forças e pensarmos em ações conjuntas para o próximo ano”, afirmou.

Em sua fala, o prefeito Denis Andia destacou a parceria com a Unimep, por meio da Incubadora de Empresas, além de a importância de debater sobre o desenvolvimento do município e o desafio de inovar e buscar soluções para as demandas que surgem. “A Prefeitura de Santa Bárbara e a Unimep já coordenam a Incubadora de Empresas, iniciativa de sucesso surgida em 2004 e responsável pela formação e colocação no mercado de diversas empresas que alcançaram sucesso em seus empreendimentos. O encontro de hoje é novo passo dessa parceria e iniciativa para juntar forças, conectar. É importante para Santa Bárbara d´Oeste poder contar com as parcerias, principalmente com a da Unimep, que tem significativa história em nossa cidade”, apontou ele.

Já o prof. Felix apontou a missão da universidade na formação de profissionais deve incluir também a de atuar como mentora para o desenvolvimento da região onde se encontra. “A universidade também tem de se renovar para que possa continuar formando e capacitando profissionais de acordo com as novas demandas do mercado”, afirmou.

Na sequência, todos os presentes acompanharam a palestra “Novos Direcionadores de Negócios”, apresentada pelo prof. Carlos Alberto Zem, coordenador do curso de administração da Unimep. “Achei interessante ter o tema Novos Direcionadores de Negócios como referência para falar de ecossistemas de organização e plataformas digitais de negócios, que podem ser caminhos para que universidade e empresas se aproximem e realizem projetos em conjunto. Esses novos direcionadores apontam como esses novos projetos podem ser trilhados”, destaca Zem.

Após a palestra, houve debate entre os participantes. O encerramento do evento ocorreu com a palavra da reitora da Unimep, profª Claudia da Silva Santana. Em sua fala, a reitora destacou que a sustentação da inovação é a pesquisa, essa capacidade de experimentar novas ideias, de exercitar a criatividade e propor soluções para novos processos e produtos.

“A Unimep está sempre de portas abertas para interagir e acolher as demandas das empresas e indústrias da região, e em particular de Santa Bárbara d´Oeste, no que diz respeito às temáticas de inovação e empreendedorismo, uma vez que o campus concentra mestres e doutores qualificados nas áreas de engenharias e arquitetura, com excelência na estrutura de laboratórios, tecnologia e equipamentos. Investir nesse caminho é potencializar o que temos em comum para o desenvolvimento econômico, social e cultural de nosso município e região”, afirmou a reitora.

INICIATIVA – A iniciativa de promover o encontro empresarial no campus universitário surgiu após aproximação do prof. Felix Felfli com o grupo de desenvolvimento econômico de Santa Bárbara d´Oeste. Participam desse grupo membros do Ciesp; da Secretaria de Desenvolvimento de Santa Bárbara d´Oeste; presidência da Câmara de Vereadores; e representantes do Sesi; do Senai e da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste (Acisb). A partir desse contato, surgiu a ideia de promover o encontro no campus da Unimep.

“São vários os resultados esperados desse encontro. O primeiro deles é a aproximação das indústrias com a universidade para que possamos desenvolver distintos projetos em conjunto. Além disso, outro resultado importante é a criação de programa de start-ups, qual queremos implantar no campus de Santa Bárbara d´Oeste, para que empresas de tecnologia encontrem espaço de inovação aqui na universidade”, afirma o docente.

Já de acordo com Nivaldo Silva, diretor do Ciesp, dentre as próximas ações a serem realizadas estão workshops, cursos, capacitações específicas para empresas e empreendedores; incubadora para start-ups, feiras e encontros de negócios. “Um dos pontos mais importantes é aproximar a Unimep das indústrias para que aquelas que necessitam de laboratórios para a realização de atividades específicas contem com a universidade, que possui laboratórios distintos e bem estruturados”, apontou ele.

Atualmente, 110 empresas estão ligadas à Ciesp de Santa Bárbara d´Oeste; desse total, 70 são indústrias e as demais prestadoras de serviços e instituições parceiras. Já no Estado de São Paulo, a entidade conta com oito mil associados, dentre indústrias e parceiros.

Para o prefeito, Denis Andia, essa aproximação é extremamente positiva na busca por soluções rumo ao desenvolvimento. “Contar com a Unimep para acolher e abrigar esses empreendimentos, e emprestar o seu know-how e a sua estrutura só nos faz crer que teremos mais sucesso”, destacou ele.

O engenheiro industrial João Ulisses Laudissi, que se graduou na primeira turma de engenharia industrial mecânica pela Unimep e atua como autônomo, avalia a aproximação entre a universidade e as empresas como fantástica. “Hoje, precisamos estar muito próximos porque a nossa economia, com o advento da 4ª revolução industrial, é muito dinâmica e o tempo de duração dos produtos e serviços muda muito rápido. Tanto a universidade quanto a indústria precisam estar bem concatenadas para que os produtos possam ser inovados e, ao mesmo tempo, entregues às necessidades do mercado. É importante as empresas entenderem que não estão sozinhas, que elas têm inteligência acadêmica que pode auxiliar”, afirmou ele.

Confira as imagens do encontro nesse link: https://bit.ly/374d5Af 

 

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Edson Rossini
Ultima atualização: 13.11.2019