Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Avaliação Institucional apresenta resultados dos Questionários de Ensino Aprendizagem para alunos e docentes

por Angela Rodrigues publicado 31/05/2023 05h00, última modificação 14/07/2023 15h54

Alunos e professores dos cursos de graduação da Unimep conheceram na noite dessa quarta-feira, dia 26, os resultados dos questionários de Ensino-Aprendizagem aplicados em 2022. Os resultados da Autoavaliação institucional foram compartilhados pelos setores de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unimep em evento realizado no Salão Nobre.

É a segunda vez que o evento com a devolutiva e análise dos dados é realizada. Em maio de 2022, foram promovidos três encontros para apresentar os resultados de questionários aplicados no ano anterior.

O processo de autoavaliação institucional é resultado da aplicação de uma série de questionários. Os resultados servem para o cumprimento da legislação existente, para o recredenciamento da universidade junto ao MEC (Ministério da Educação) e para melhorar a gestão e a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

O coordenador da Avaliação Institucional, o professor Josué Adam Lazier destaca que esse processo é bastante importante porque “recolhe as impressões da comunidade acadêmica, discentes e docentes, e nesse caso específico de Ensino Aprendizagem. Além disso, o processo também destaca os indicadores considerados potencialidades e os indicadores frágeis, o que possibilita que, por parte dos coordenadores de cursos e da Reitoria, seja feito um plano de ação para atender e solucionar esses pontos frágeis”, afirma ele.

Todas as instituições de ensino superior realizam o processo de autoavaliação conforme a Lei n.º 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No entanto, na Unimep, esse processo é realizado desde os anos 1990.

DADOS – Josué Lazier destaca que uma das surpresas positivas na autoavaliação de 2022 foi o fato de 98% dos professores terem sido bem avaliados. “Tivemos um número de respondentes discentes muito alto, cerca de 70%, e desse total, quase 99% dos professores foram bem avaliados. Outro ponto que se destacou foi que tanto docentes quanto discentes apontaram a questão das aulas online. Ou seja, os docentes informaram haver um aproveitamento menor, enquanto os discentes reclamaram das aulas online e solicitaram o retorno das aulas no formato presencial”, apontou o coordenador.

Ele acrescenta ainda sobre a inovação da Unimep em compartilhar os dados com a comunidade interna. “A Unimep inovou nesse processo de dar a devolutiva dos dados no formato presencial. A experiência é muito positiva e isso é algo inovador. Para ter ideia, na Educação Metodista, a Unimep é a única universidade que fornece essa devolutiva presencial e, no Brasil, também é uma das poucas instituições com essa metodologia”, conta ele.

PRÓXIMA ETAPA – Após a coleta de dados e a divulgação pública por meio do site da Avaliação Institucional, todos os dados da autoavaliação são disponibilizados para os coordenadores de cursos e para a Direção-Geral da instituição. “Nesse sentido, é solicitado das coordenações de cursos e da equipe diretiva que elaborem um plano de ação para atender sobretudo os indicadores de fragilidades”, aponta Josué Lazier.

Para a estudante Mariana Vieira Faria, que cursa o 1º semestre de Medicina Veterinária da Unimep, o processo é importante e traz muitos benefícios. “Entendo que com a devolutiva dos dados é possível ter melhor conhecimento dos processos acadêmicos e saber o feedback dos alunos em relação à aprendizagem, se eles realmente estão aprendendo ou não. Queremos ser bons profissionais e, para isso, temos de conhecer e analisar os processos de aprendizagem. Acho bastante válido sim”, afirmou a universitária.

Também participaram do evento de autoavaliação institucional, o professor Ismael Forte Valentin, reitor da Unimep; a professora Marlene Moreno, diretora de Graduação e de Pós-Graduação e Pesquisa, e Raquel Helena Peixe dos Santos Martins, assistente da Avaliação Institucional, além dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA): as professoras Cristhiane Martins Schmidt e Nailza Maestá (representantes docentes) e Paulina Costa e Tânia Valéria de Oliveira Scaranello (representantes técnico-administrativos).

Texto e fotos: Angela Rodrigues
Última atualização: 27.04.2023