Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Avaliação Institucional: pesquisas, estudos e novos projetos buscam aprimorar normas e procedimentos acadêmicos

por Angela Rodrigues publicado 05/03/2020 05h00, última modificação 05/03/2020 15h42

Aulas, atividades práticas em laboratórios, avaliações, realização de trabalhos em grupos, apresentações de projetos e pesquisas são algumas das ações presentes no cotidiano dos universitários. Para que essas e outras atividades sejam promovidas e aprimoradas, tornando o ambiente universitário cada vez melhor e diferenciado, é que existe o setor de Avaliação Institucional da Unimep.

Na Unimep, o setor foi constituído entre os anos de 1991/1992, com a implementação da Política Acadêmica Institucional. Em 2004, com a criação da Lei nº 10.861 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), responsável pelo estabelecimento de novas diretrizes para a avaliação da educação, a Avaliação Institucional definiu objetivos como o de conduzir os processos de avaliação internos da Universidade, sistematizar os dados e fornecer informações solicitadas pelo MEC/INEP, dentre outros.

Desde agosto de 2019, o setor é coordenado pelo professor Josué Adam Lazier (imagem ao lado), graduado em teologia pela Umesp, mestre em teologia bíblica pelo Instituto Superior de Estudios Teológicos da Argentina, e doutor em educação pela Unimep. Além de coordenar a Avaliação Institucional, Lazier também é docente da área de humanas da universidade e coordenador do Núcleo de Estudos e Programas em Educação e Direitos Humanos (NEPEDH). É membro do Conselho de Politica Editorial da Editora Unimep, secretário executivo da Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro (Agenda 21) e membro do Conselho da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Em entrevista exclusiva ao Acontece Unimep, Josué Adam Lazier contou detalhes sobre o papel e o funcionamento da Avaliação Institucional e quais os resultados que esse setor possibilita aos estudantes e à comunidade acadêmica. Confira:

Acontece Unimep – Quais são as principais ações e iniciativas desempenhadas pela equipe da Avaliação Institucional atualmente?
Prof. Josué Adam Lazier – O setor de Avaliação Institucional é um órgão ligado à Reitoria que executa os procedimentos definidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unimep. A CPA é determinada pela Lei nº 10.861 de 14/04/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), e tem como um de seus objetivos propiciar na Unimep uma cultura onde a avaliação seja elemento de reflexão e discussão, servindo como impulsionadora de melhorias nas atividades fins, conforme a realidade estrutural e conjuntural da Instituição, da região e do país, respeitando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Acontece Unimep – Quais são os resultados que esse setor proporciona aos estudantes?
Prof. Lazier – Os processos avaliativos visam levantar dados, que serão encaminhados à gestão para auxiliar na tomada de decisão (acadêmica e administrativa) em busca de melhorias na qualidade da Instituição, por exemplo: limpeza, materiais de laboratórios, equipamentos, entre outros.

Acontece Unimep – Além de contribuir com os alunos, quais são as ações realizadas pela Avaliação Institucional aos docentes e funcionários?
Prof. Lazier – A autoavaliação busca não somente as melhorias acadêmicas, como também aos processos administrativos, tais como: discussões relativas aos projetos pedagógicos dos cursos, aos processos internos de trabalho, etc.

Acontece Unimep – Por que é importante esses grupos participarem das ações da Avaliação Institucional realizadas na universidade?
Prof. Lazier – A Autoavaliação Institucional é o momento propício para que todos os segmentos (docentes, discente, técnico-administrativos e sociedade civil organizada) contribuam visando melhorias para a IES, buscando a excelência no processo ensino-aprendizagem e a qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Acontece Unimep – Além de participarem de pesquisas dos questionários regularmente promovidos, como os estudantes podem participar das outras ações da AI?
Prof. Lazier – Os alunos podem entrar em contato com o Setor de Avaliação Institucional por e-mail (avalia@unimep.br) ou por telefone (19 3124-1703). Para o ano de 2020, teremos reuniões com o corpo docente e discente para apresentar os resultados dos questionários aplicados, viabilizando melhor divulgação.

Acontece Unimep – O trabalho realizado pela Avaliação Institucional é diferencial dentre as instituições de ensino superior da região?
Prof. Lazier – Sim, pois a avaliação é um instrumento de informação, planejamento e de gestão. Conforme citado anteriormente, a Lei do Sinaes determina que todas as Instituições de Ensino Superior tenham a Comissão Própria de Avaliação e implantem seu processo avaliativo. Na Unimep, a Avaliação Institucional foi implantada antes da Lei dos Sinaes, numa clara demonstração do compromisso com a qualidade a partir da percepção da comunidade acadêmica, funcionários e da sociedade.

Acontece Unimep – Para 2020, há novos projetos previstos? Quais são eles?
Prof. Lazier – Além dos processos já implantados pela CPA, inicialmente iremos ter a primeira coleta de dados dos egressos e estamos trabalhando na renovação do Projeto de Autoavaliação Institucional. A CPA teve a sua primeira reunião em fevereiro, onde discutiu o cronograma das novas atividades. Pretendemos, também, implementar a apresentação dos resultados da avaliação ensino-aprendizagem aos alunos e professores.

Entrevista e texto: Angela Rodrigues
Fotos: banco de imagens e acervo Unimep
Última atualização:  02/03/2020