Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Belas Artes e africanidade estão na programação de agosto do Centro Martha Watts

por Angela Rodrigues publicado 04/08/2016 12h00, última modificação 04/08/2016 12h12

O consagrado Salão de Belas Artes e a exposição exclusiva da reserva técnica do Centro Cultural Martha Watts marcam o mês de agosto no CCMW. Também tem africanidade e cultura popular juntas, no campus Taquaral da Unimep, com o mestre Pedro Soledade e José Jorge de Carvalho, PhD em antropologia social. A programação deste mês dá continuidade à mostra permanente ‘A gente não quer só comer’, seleção de caricaturas e cartuns que integram o acervo do Salão Universitário de Humor da Unimep.

Mais uma vez a série de televisão norte-americana baseada nos livros ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’, escritos por George R. R, ‘Game of Thrones’, é tema do Encontro com a Literatura promovido pela coordenação do curso de letras – língua portuguesa da Unimep. Toda a programação é gratuita, acompanhe detalhes abaixo.

Humor

‘A gente não quer só comer’ é resultado de reflexões entre as equipes do evento humorístico, o Salão Universitário de Humor da Unimep, e do Centro Cultural sobre o momento de embates em torno do segmento artístico no país, como os repentinos fechamento e reabertura do Ministério da Cultura pelo governo interino. O título faz referência à música Comida, criada nos anos 1980 pelo grupo Titãs, em homenagem à arte e à cultura. A visitação à seleção de agosto vai até o dia 29.

Da reserva

A exposição Histórias não contadas – Objetos e suas histórias é uma oportunidade de conhecer parte do acervo da reserva técnica do Centro Cultural Martha Watts. São raridades e documentos que não estão na exposição permanente do CCMW, mas que podem ser vistos até o dia 26 na Sala Monet. A proposta é a de que o visitante se entenda como parte do processo histórico e amplie seus conhecimentos.

É bela!

O 64º Salão de Belas Artes reúne trabalhos primorosos de jovens artistas de diferentes regiões do Brasil aos já renomados e vitoriosos de edições anteriores. Reconhecido como o melhor evento de artes no Brasil, o salão recebeu neste ano inscrições de 437 obras de 142 artistas. Nesta mais recente edição, o público poderá conferir a exposição de 97 obras realizadas por 58 autores nas mais variadas técnicas. O Belas Artes está na Sala Da Vinci até o dia 26.

Game of Thrones

O Encontro com a Literatura - Mestres da literatura fantástica acontece no dia 17, às 15h30, no miniauditório do Centro Cultural. O tema de agosto traz, mais uma vez, discussões sobre o seriado Game of Thrones e sobre o autor do livro que originou o programa de TV, George R. R. O evento é presidido pela coordenadora do curso de letras-língua portuguesa da Unimep, Josiane Maria de Souza. A entrada é franca e há entrega de certificado. O encontro resulta da parceria entre NUC, CCMW e curso de letras da universidade. As inscrições podem ser feitas no e-mail ccmw@unimep.br

Diálogos

Educação e cultura popular tradicional são temas dos Diálogos Sesc em Circuito, evento que acontece no dia 30, a partir das 19h30, no anfiteatro do bloco 7 da Unimep Taquaral. Dois convidados irão expor e debater o assunto sob diversas óticas. O convite para reflexão apresenta Pedro Soledade, mestre de batuque de umbigada e proprietário do Sítio São João, no bairro de Pau D´alhinho, região do reduto negro na zona rural de Piracicaba. No módulo Aproximando Ideias e Práticas tem José Jorge de Carvalho, professor do departamento de antropologia da Universidade de Brasília e coordenador do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq. As incrições devem ser feita no site do Sesc local (sescsp.org.br/piracicaba) ou pessoalmente na central de atendimento das unidades do Sesc em todo o Estado de São Paulo. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no 3437-9247.

Memória piracicabana

As histórias da cidade podem ser vistas no CCMW nas coleções especiais de João Chiarini (cultura e folclore), Rocha Netto (esportes), Jair Toledo Veiga (genealogia), arquivo do fórum (processos jurídicos), Jornal O Diário e Museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes. Para visitas monitoradas, ligue para 3124-1889.

SERVIÇO – O Centro Cultural Martha Watts fica na rua Boa Morte, 1257, no Centro. Telefone: (19) 3124-1889. Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada franca.

Texto: Cristiane Bonin
Edição: Celiana Perina