Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Biblioteca ganha novos espaços e seções para agradar aos leitores

Biblioteca ganha novos espaços e seções para agradar aos leitores

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/08/2015 09h41, última modificação 26/04/2016 15h52

Muitas pessoas ainda "torcem o nariz" quando o assunto é a biblioteca: as enxergam como lugar careta, com um monte de livros antigos e aonde apenas os extremamente estudiosos vão. Com o slogan “A Biblioteca é a sua Cara”, a equipe da biblioteca desenvolveu um novo espaço de leitura dentro do ambiente localizado no campus Taquaral, onde cadeiras confortáveis com relax serão usadas ao invés das tradicionais mesas e cadeiras de estudo em grupo.

O projeto foi desenvolvido pela equipe da biblioteca Taquaral, com a coordenação de Carolina Segatto Vianna, responsável pelo Sistema de Bibliotecas da universidade. O projeto – ainda um piloto – foi implantado apenas no campus Taquaral, mas há planos para a sua introdução nos demais campi.

“As bibliotecas em geral são vistas como depósito de grandes acervos, nossa missão é desmistificar este paradigma, queremos mostrar ao usuário uma biblioteca viva. Poucos são os frequentadores que conhecem a maioria dos nossos serviços”, conta Carolina.

Dentre os principais destaques do novo espaço estão as categorias “novas aquisições” (onde estão dispostos os novos acréscimos da biblioteca, além das produções científicas da universidade), “mais lidos” (onde recebem realce alguns dos livros de literatura mais retirados naquele mês), “top 10” (livros que possuem maior de índice leitura ou interesse por parte da comunidade unimepiana) e “doações” (onde estarão disponíveis títulos para os usuários levarem para suas casas como seus).

Atualmente, a biblioteca do campus Taquaral conta com 151.364 livros em seu acervo. “Para o projeto de literatura pensamos em propor a renovação deste acervo, a partir de indicações dos próprios usuários, portanto acreditamos que será um acervo bem diversificado. A nossa intenção é adquirir por volta de 10 títulos ao mês”, fala Carolina.

ANOTE - Biblioteca do campus Taquaral. De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Sábado, das 9h às 13h.

Texto: Nathália Salvador
Fotos: Bob Calligaris