Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bibliotecas: movimentação intensa em 2012

Bibliotecas: movimentação intensa em 2012

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/01/2013 12h54, última modificação 26/04/2016 15h49
Para as bibliotecas dos campi da Unimep - Taquaral, Centro, Santa Bárbara e Lins – 2012 foi um ano bem numeroso. Juntas, elas receberam cerca de 170 mil visitas, entre alunos, professores, funcionários e comunidade externa. Com as novas aquisições e doações, que ultrapassam 4.500 novos títulos, o acervo conta atualmente com mais de 218 mil livros. A biblioteca que mais recebeu usuários foi a do campus Taquaral, com 416 visitantes por dia, número que, no período das férias, reduz cerca de 90%, assim como nos outros campi.

Campus Taquaral – Os três livros mais retirados em 2012 na biblioteca do campus Taquaral foram: Cinquenta Tons de Cinza, de Erika Leonard James; O Ladrão de Raios, de Rick Riordan, e O Festim dos Corvos, de George R. R. Martin. O número de visitantes que passou pelo local diariamente foi cerca de 400, chegando a mais de 87 mil durante todo o ano. Entre compras e doações, o acervo foi complementado com 2.823 exemplares, o que resultou em um total de 143.970 livros. Já dentre as iniciativas, houve continuidade ao serviço oferecido pela biblioteca, por meio do qual os usuários recebem orientação para pesquisas em base de dados do Portal Capes e também para normalização de trabalhos acadêmicos. De acordo com a bibliotecária responsável pelo local, Luciene Cristina Correa Ferreira, dentre as atividades previstas para 2013 estão:  aquisição de novas estantes para aperfeiçoar a organização do acervo; instalação de ventiladores novos; reorganização do espaço destinado aos periódicos e instalação de multimídia na sala de vídeo.

Campus Centro – No campus Centro, aproximadamente 250 pessoas passaram pela biblioteca diariamente no ano de 2012, totalizando mais de 50 mil pessoas durante o ano. A média de aquisições ficou em torno de 750 exemplares. O acervo atual conta com 17.355 livros. Os mais retirados foram os títulos das coleções Hush Hush, de Becca Fitzpatrick; Percy Jackson, de Rick Riordan, e Bibi, de Alejandro Rosas. Entre as atividades realizadas, está a do lançamento do livro O Arquiteto do Esquecimento, de Marcos Bulzara, e a realização do projeto Hora do Conto. Segundo Luciene, dentre as expectativas para 2013 estão: a ampliação do acervo para atender melhor os usuários, além de o desenvolvimento de atividades educativas e o aumento do espaço físico.

Campus Santa Bárbara – No campus de Santa Bárbara d’Oeste, cerca de 30 mil pessoas passaram pela biblioteca em 2012, sendo cerca de 120 visitantes por dia.  Foram adquiridas 935 novas obras para o acervo que, atualmente, conta com 35.816 livros. Os títulos mais retirados foram Crepúsculo, de Stephenie Meyer; A cabana, de William P. Young e Harry Potter, de J. K. Rowling. Entre as atividades realizadas no ano, foi promovido o remanejamento do espaço físico e a criação de alternativas para o acesso à informação, bem como a implantação do Serviço de Referência e Informação (SRI). De acordo com a responsável pela biblioteca de SBO, Carolina Segatto Vianna, em 2013, toda a equipe estará empenhada em repensar o espaço físico da biblioteca para atender a demanda de usuários, tendo a preocupação de receber e orientar os novos alunos quanto aos serviços oferecidos pela biblioteca.

Campus Lins - No campus Lins, a biblioteca recebeu mais de mil visitas em 2012. Com a aquisição de 54 novas obras nesse período, o acervo atual é composto por 21.082 livros. Os títulos mais retirados foram: Contato, de Carl Sagan; Uma Só Vez na Vida, de Daniele Steel, e A Senhora de Avalon, de Marion Zimmer Bradley. Segundo conta a bibliotecária do campus Lins, Luciana Beatriz dos Santos, as atividades previstas para 2013 consistem na continuação dos trabalhos oferecidos pela equipe da biblioteca, com a qual os alunos recebem orientação para pesquisas e normalização de trabalhos acadêmicos.

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes