Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Câmara de Vereadores homenageia coordenador dos grupos teatrais

Câmara de Vereadores homenageia coordenador dos grupos teatrais

por Angela Rodrigues publicado 12/05/2016 02h00, última modificação 11/05/2016 16h20

O coordenador dos grupos de teatro da Unimep, Antonio Chapéu, 55, receberá o título Piracicabanus Praeclarus da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A homenagem é concedida aos piracicabanos que se destacam na sociedade e que contribuem para as artes, as ciências e as letras ou, ainda, na promoção da saúde, educação, desporto e lazer. Praeclarus significa, em latim, excelente, o mais brilhante e ilustríssimo. A iniciativa é do vereador Paulo Camolesi, mas a cerimônia de entrega ainda não está com data definida.

Chapéu é formado em jornalismo pela Unimep, especialista em arte-educação pela Esalq e possui extensa trajetória artística. Fundou, ao lado do ator Carlos Jerônimo, o Grupo Andaime, em 1986, com o qual conquistou cerca de 120 prêmios em festivais de artes cênicas. Em 1987, assumiu o cargo de coordenador do setor de teatro do Núcleo Universitário de Cultura, o qual ocupa até hoje. Como diretor, comandou 26 peças teatrais, todas com grupos vinculados à Unimep.


PRESTÍGIO INTERNACIONAL

O trabalho desenvolvido por Antonio Chapéu ultrapassou as fronteiras nacionais. Ele esteve na Suíça, em 1997, com o Coral da Unimep. Em 1999, coproduziu um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas Non Solo Danza, da Itália. Em 2006, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais, o Centro Martha Watts e o Grupo Andaime fez turnê com o espetáculo O Segredo do Café com Biscuit, percorrendo 4 estados norte-americanos.

Texto: Serjey Martins
Fotos: divulgação
Edição e Coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 12/05/2016