Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanha busca conscientizar estudantes sobre os cuidados com os livros e conservação dos acervos da biblioteca

por Angela Rodrigues publicado 05/09/2018 05h00, última modificação 05/09/2018 12h19

Ao longo do 1º semestre de 2018, mais de 40 mil pessoas utilizaram os livros disponíveis nos acervos que compõem a biblioteca Unimep. No entanto, distintos exemplares poderão ser retirados desses acervos devido aos danos causados pela utilização inadequada nos períodos de empréstimo. Para alertar toda a comunidade universitária e acadêmica sobre a importância de conservação, os cuidados e a utilização adequada dos exemplares da biblioteca, a equipe que atua no local inicia, a partir dessa segunda-feira, 20, uma campanha de conscientização. A iniciativa, que será desenvolvida até 20 de setembro, consiste na realização de exposição de alguns exemplares devolvidos danificados após os empréstimos.

“A nossa principal proposta é mostrar aos alunos que os livros são de uso coletivo e não individual. Desde o começo desse ano, notamos que esse problema vem sendo recorrente”, afirma Juliete Susann Ferreira de Souza, coordenadora do sistema de bibliotecas da Unimep.

As exposições permanecerão nas entradas das bibliotecas de todos os campi da Unimep até o dia 20 de setembro. Além delas, a campanha inclui também o encaminhamento aos estudantes de e-mail com dicas e orientações para a conservação preventiva e o uso adequado no período de empréstimo das obras.

DANOS – De acordo com Juliete, dentre as principais danificações causadas aos livros estão: capas e páginas amassadas ou dobradas, com marcação de clips, além de riscos e anotações feitos com canetas diversas ou marca texto.

No momento em que a obra é devolvida, a equipe verifica se é possível a sua utilização. “Se houver a possibilidade de restauro do livro, encaminhamos à pessoa responsável por esta prática”, conta. Ela também destaca que são feitas orientações verbais individuais no ato de devolução e no empréstimo dos livros. 'Além disso, na biblioteca do campus Taquaral, disponibilizamos marcadores de páginas com algumas orientações sobre como cuidar bem dos livros”, afirma.

Além dessas ações, outras iniciativas serão promovidas até o fim do semestre acadêmico para estimular a conservação e os cuidados com as obras.

DICAS

Dentre as dicas compartilhadas pela equipe da biblioteca estão ações simples e fundamentais para a preservação dos exemplares dos acervos. Acompanhe:

- Manusear os livros com as mãos limpas;

- Não consumir bebidas ou alimentos perto dos livros;

- Não fazer anotações, não sublinhar e não riscar as páginas com canetas esferográficas ou marca-texto;

- Não utilizar clipes ou outros objetos que possam danificar a obra;

- Evitar folhear as páginas com saliva;

- Evitar dobrar as páginas, capa ou contracapa;

- Não utilizar fitas adesivas nos livros ou documentos;

- Transportar os livros com cuidado.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens