Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campus Santa Bárbara d´Oeste recebe exposição em homenagem ao município barbarense

por Angela Rodrigues publicado 17/08/2018 05h00, última modificação 20/08/2018 15h29

Parte da história de Santa Bárbara d´Oeste, que, em dezembro, irá completar 200 anos de fundação, está mais próxima da comunidade acadêmica e de demais visitantes do campus Santa Bárbara d´Oeste da Unimep. Até o próximo dia 20 de agosto, o local recebe a exposição “Cedoc em Movimento: Santa Bárbara 200 anos”, que reúne imagens de três pontos histórico-turísticos do município. A mostra está no hall do bloco 1 do campus da universidade, e é aberta a todos os interessados. A entrada é gratuita.

Registrada por fotógrafos e amantes da fotografia de toda a região, a exposição apresenta olhares distintos de três dos principais pontos histórico-turísticos da cidade de Santa Bárbara d´Oeste: a Praça Central e Matriz Santa Bárbara, a Usina Santa Bárbara e o bairro Santo Antônio do Sapezeiro. A iniciativa é promovida pelo Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, e chega ao campus Santa Bárbara d´Oeste como parte da etapa extramuros do projeto.

“Em Santa Bárbara d´Oeste, temos uma história muito especial na área da educação que resulta também de nossa parceria com a Fundação Romi, instituição que muito nos auxiliou para a criação do campus no município. Nesse sentido, é muito gratificante poder aproximar os nossos alunos, docentes, funcionários, e toda a comunidade em geral da história de Santa Bárbara” afirma o prof. Fabio Botelho Josgrilberg, reitor pro tempore da Unimep.

Visitada por mais de 200 mil pessoas, a exposição “Cedoc em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” já passou pelo Tivoli Shopping e Indústrias Romi, em Santa Bárbara d´Oeste, pela Prefeitura Municipal de Nova Odessa e pelo Welcome Center em Americana. “A Unimep é o 5º local a receber a exposição. Essa mostra construída de forma interativa, com fotografias dos participantes das expedições e com imagens do acervo do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi tinha o objetivo de atingir, aproximadamente, 9.000 visitantes, no entanto, de forma surpreendente ultrapassou, e muito, esta marca”, pontua Sandra Edilene de Souza Barboza, coordenadora do Cedoc da Fundação Romi. “Essa ação extramuros do Cedoc está diversificando os espectadores a cada local em que é montada, possibilitando o acesso, agora da comunidade universitária, a história de Santa Bárbara d’Oeste”, destaca.

ANOTE – Exposição “Cedoc em Movimento: Santa Bárbara 200 anos”. Até o dia 20 de agosto, no hall do bloco 1 do campus Santa Bárbara d´Oeste da Unimep (rodovia Luís Ometto, km 24, Santa Bárbara d'Oeste, SP). Visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h. Entrada gratuita.

Edição de texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Unimep