Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campus Taquaral da Unimep recebe ação de treinamento do 10º BAEP

Campus Taquaral da Unimep recebe ação de treinamento do 10º BAEP

por Angela Rodrigues publicado 08/02/2021 05h00, última modificação 11/02/2021 10h11

O campus Taquaral da Unimep recebeu nos últimos dias 20 e 21 de janeiro,  o treinamento e atividades de simulação de ocorrências “Atirador Ativo”, realizado por policiais militares do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10º BAEP). A ação, promovida pela 1ª vez no campus, reuniu 150 policiais militares na aplicação de protocolos rápidos de intervenção, com o objetivo de cessar a ação dos causadores desse tipo de crise e preservar a vida do maior número de pessoas.

O treinamento foi o 1º e a maior atividade de simulação de ocorrências desde a fundação do 10º BAEP, em 2019.

A iniciativa é resultado de parceria do Batalhão com a universidade, nascida a partir de contatos do coordenador administrativo, Michael Adorno, e Mauro Ferreira, do Departamento de Vigilância do campus Taquaral, com representantes do Baep.

“Durante o 1º ano de atividades do BAEP, a Unimep, por meio de Michael Adorno e do Mauro Ferreira, atenderam a solicitação feita pela unidade policial para utilização das dependências do Campus com fito institucional e educativo. A ação foi planejada e a parceria rendeu frutos, sendo colocadas à disposição do batalhão especial algumas dependências do curso de Educação Física, no bloco 11, principalmente os espaços da quadra poliesportiva, piscina, academia de musculação, estacionamentos e outras”, conta o tenente coronel da Polícia Militar e comandante do 10º Batalhão de ações especiais de Polícia, Fernando Aparecido de Souza.

Conforme detalha o tenente, a simulação realizada no campus teve a proposta de demonstrar, na prática, ações que os policiais aprenderam na instrução teórica com o Capitão PM Guilherme Boldrini, que realizou especialização em Houston, Texas, sobre situações em que pessoas transtornadas por diversas motivações invadem locais públicos com a intenção de fazer o maior número de vítimas possível, tal qual a tragédia de Suzano/SP (2019) e Realengo/RJ (2011).

Ao longo da ação, os policiais do BAEP planejaram e executaram a retomada do imóvel (bloco do curso de Educação Física) e a neutralização do atirador ativo com agilidade e segurança, visando salvar mais vidas e fazer cumprir a Lei.

Segundo afirma o tenente Fernando, a ocorrência simulada envolvendo atiradores ativos infelizmente pode ocorrer em ambiente escolar como em Realengo e Suzano. “Tecnicamente, o treinamento nos espaços da universidade pode propiciar ao operador de polícia, a ambientação ultra realista de ação com atiradores e vítimas, contando com diversos figurantes, armamento de airsoft e cenário caótico, com foco em promover memória muscular, preparar a parte psicológica, buscando elevar o nível de estresse do policial, imergi-lo na situação crítica e capacitá-lo para sair dela, entre outras”, aponta ele.

Ao término dos exercícios, os policiais passavam por avaliação, e tiveram as inconformidades identificadas e corrigidas da melhor forma buscando a melhoria contínua.

BAEP – O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) foi inaugurado em 19 de dezembro de 2019, às margens da Rodovia do Açúcar em Piracicaba, em espaço localizado próximo ao campus Taquaral. Ao longo de todo o ano de 2020, a universidade se colocou à disposição como parceira para diversas atividades do Batalhão.

“A Unimep vem contribuindo com o condicionamento físico do policial de ações especiais. Há, no Batalhão, o controle de desempenho físico de cada operador, que vem aumentando gradativamente em grande parte pelo uso em parceria das dependências do campus Taquaral, motivo pelo qual o 10º Baep agradece imensamente o apoio dessa instituição histórica em Piracicaba”, enfatiza o tenente Fernando.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: capa: