Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campus Taquaral recebe exposição em homenagem a Piracicaba, com obras das artistas Gracia Nepomuceno e Silvia Dionisio

por Angela Rodrigues publicado 03/08/2022 05h00, última modificação 01/09/2022 15h48

O campus Taquaral da Unimep recebe até o próximo dia 31 de agosto, a exposição “Piracicaba Que Eu Amo Tanto”, com obras inéditas das artistas piracicabanas Gracia Nepomuceno e Silvia Dionísio. A exposição, que homenageia a cidade, ocorre no hall do prédio administrativo no campus Taquaral da universidade.

A abertura será realizada com o lançamento da obra “Rio de Lágrimas”, do unimepiano graduado em direito, Giuliano Pereira D´Abronzo, nessa próxima quarta-feira, dia 10 de agosto, a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Pelo fato de o enredo da obra a ser lançada ter Piracicaba como cenário, o unimepiano convidou as duas artistas a participarem do evento, com a realização da exposição. “Fomos convidadas para participar dessa exposição há menos de um mês, pelo Giuliano, autor do livro que será lançado “Rio de Lágrimas”, e aceitamos, visto que o tema do livro versa sobre nosso rio e nossa Piracicaba, que estão presentes em nosso cotidiano artístico. Eu e Silvia fazemos parte do grupo “Caipiras do Plain Air, que se reúne com frequência para pintar pontos turísticos de nossa cidade, e, portanto, temos muitas obras alusivas à Piracicaba e especialmente inspiradas em nosso rio”, conta a artista Gracia Nepomuceno.

OBRAS – As obras escolhidas para compor a exposição são inéditas. Gracia Nepomuceno expõe 20 obras em óleo sobre tela e 20 aquarelas. Já Silvia participa com 20 obras em aquarela,

Gracia conta que já participou de exposições anteriores no campus Taquaral e que os trabalhos dessa mostra têm a proposta de fazer com que os visitantes reflitam e contemplem os espaços da cidade. “Meus trabalhos fazem um passeio pela nossa cidade, apresentando o nosso rio de vários pontos, do Mirante, da Rua do Porto, do Museu da Água, recantos de nossa Esalq, da Área de Lazer, Engenho Central e outros. Creio que o diferencial é estarmos unindo Literatura e Artes Plásticas num mesmo evento possibilitando ao público momentos de reflexão e de contemplação de nossa cidade”, afirma Gracia.

As obras de Gracia possuem dimensões distintas. As pinturas feitas em óleo sobre tela variam entre 30x40 cm e 50x70 cm. As aquarelas medem, aproximadamente, 30x40cm. Todas as obras estão à venda, com valores que variam entre R$ 300 a R$ 500 (obras em óleo sobre tela) e R$ 260 a R$ 350 (aquarelas).

OLHAR ROMÂNTICO – Silvia, que também já participou de mostras coletivas e individuais nos espaços da Unimep, destaca que as suas obras para essa iniciativa trazem o tema Piracicaba. “São cantinhos da nossa querida cidade vista pelos olhos românticos de uma aquarelista. São trabalhos singelos com cores românticas que retratam o olhar da artista para o local escolhido”, conta ela. As obras assinadas pela artista Silvia medem aproximadamente entre 20x30cm e 30x40cm. Os valores variam entre R$ 250 a R$ 500.

A exposição “Piracicaba Que Eu Amo Tanto” permanece aberta à visitação até o dia 31 de agosto. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

ANOTE – Exposição “Piracicaba Que Eu Amo Tanto”, com as artistas piracicabanas Gracia Nepomuceno e Sílvia Dionísio. De 10 a 31 de agosto, no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep