Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campus Taquaral sedia 2ª Maratona de Revezamento

Campus Taquaral sedia 2ª Maratona de Revezamento

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/04/2014 08h54, última modificação 26/04/2016 15h51

O campus Taquaral da Unimep será palco novamente de um dos maiores eventos esportivos da região. Trata-se da 2ª Maratona de Revezamento JP 42k, a ser realizada neste domingo, 13. Na data que antecede o evento, no dia 12, das 15h às 18h, será entregue as equipes um kit atleta e um chip.

Antes desta data, na próxima quinta-feira, 10, às 19h30, com a palestra “Quais os Limites das Corridas de Rua?” será aberta a programação do evento. A concentração para a prova tem início às 5h, e a largada será no estacionamento da instituição, às 7h. Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) estarão em tendas para atender aos competidores e ao púbico. A maratona é uma realização do Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Chelso Sports & Business e Unimep.

Os alunos de educação física darão assistência aos competidores com uma avaliação antropométrica, avaliação de força e de flexibilidade; os estudantes do curso de fisioterapia farão atendimentos antes do início da corrida com alongamentos e intervenções fisioterapêuticas, e, durante e depois da prova, caso o corredor venha a sentir dor e desconforto; já a equipe do curso de enfermagem fará aferição de pressão arterial e a divulgação de folders com orientações no cuidado à saúde. Os alunos do curso de farmácia serão responsáveies pela avaliação glicêmica e também pela distribuição de panfletos; e o curso de nutrição fará orientação aos presentes quanto à hidratação e a suplementação nutricional em práticas esportivas.

Os participantes da corrida irão encarar um circuito de 5.275 metros, sendo que cada equipe deve dar oito voltas completas, num total de 42,2 km, que serão percorridos de acordo com o número de pessoas no grupo: cada integrante de uma dupla irá enfrentar 21 km, num total de duas voltas; os quartetos irão revezar a cada 10,5 km, totalizando quatro voltas, já as equipes de octetos percorrem oito voltas, sendo 5,25 km para cada atleta. O estacionamento da Unimep será o local de largada da corrida e das transições dos atletas durante os revezamentos. Água e isotônico serão distribuídos em três pontos de hidratação. Todos os competidores que completarem a prova irão receber medalhas, e as três primeiras equipes, masculinas e femininas, de cada categoria que completarem a prova, recebem troféus.

ATRAÇÕES

Para animar os presentes durante a realização da prova, a 2ª edição da Maratona irá contar com atrações de diferentes estilos musicais no Palco Jovem Pan: das 6h às 7h se apresenta o DJ Ferrão e sets do DJ Pringles, que também irá tocar nos intervalos das apresentações; das 7h às 8h30, Banda Seo Roque; a banda Swingando toca das 9h às 10h30, logo em seguida se apresenta MC Vitão e Muka; das 11h às 12h, entra no palco a dupla Lucas e João Pedro, e para encerrar, às 12h30, a banda Os Republicados.

PALESTRA

Quais os Limites das Corridas de Rua? é o tema da palestra que acontece nesta quinta-feira, 10, às 19h30, no Auditório Verde, bloco 2, a ser ministrada por Guilherme Pizzirani. Nela será discutido o crescimento das provas de corrida de rua e o número de participantes. Com consequência, surge à necessidade do aperfeiçoamento dos profissionais de educação física para atender a demanda destes participantes, que buscam superar seus limites e encarar novos desafios.

Guilherme Pizzirani é unimepiano graduado pela Unimep, e foi técnico da seleção brasileira de 2011 a 2013. Atualmente é técnico de atletismo de Rio Claro, personal trainer e idealizador do Clube de Corrida Pizzirani.

APOIO E PATROCÍNIO

A 2ª edição da maratona tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal; ouro da THCM e Shopping Taquaral; prata da Marhé Peugeot, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Incorpi (Instituto do Coração de Piracicaba) e Samapi; bronze do Sindicato dos Metalúrgicos, Bartholomeu Consultoria de Imóveis, Delta Supermercados, Cecan (Centro de Câncer Francisco Cunha Filho), Inter Tennis e Apparence. O apoio da corrida fica por conta da Alerta Geral, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Drogal, Jovem Pan, Morro Grande, Unimed, Riclan, Bem-te-vi, Gatorade, Varejão Parati, Panda Foods, Açaí Mil & Ross, Açaí do Pé, Le Noblesse e Rivana Padaria Delicatessen.

ANOTE – 2ª Maratona de Revezamento JP 42k, dia 13, a partir das 5h no campus Taquaral. Retirada do kit atleta e do chip dia 12, das 15h às 18h. Palestra \"Quais os Limites da Corrida de Rua?\", dia 10, às 19h30 no Auditório Verde. Mais informações pelo www.maratonajp.com,  contato@chelso.com.br, além do telefone (19) 3042-5316.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/divulgação