Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Canoísta e acadêmico conta conquistas como educador físico

Canoísta e acadêmico conta conquistas como educador físico

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/07/2015 16h44, última modificação 22/06/2017 11h57

A união de Denis Terezani, 36, com a canoagem já completou bodas de prata, afinal são 25 anos envolvidos com a modalidade. Graduado em licenciatura e mestre em educação física pela Unimep, ele foi um dos colaboradores para que a canoagem fosse incluída ao programa público Desporto de Base da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) de Piracicaba. Com a iniciativa, crianças e adolescentes entre seis e 16 anos são incentivados à prática desse esporte náutico e podem se revelar novos talentos para o cenário nacional e internacional.

Apaixonado por canoagem, ele foi atleta e após a graduação, atuou como docente, treinador e também coordenador técnico da equipe de canoagem em Piracicaba. Na Unimep, lecionou de 2005 a 2008 e no 1º semestre de 2014. Atualmente, integra o Comitê Nacional da Confederação Brasileira de Canoagem, é árbitro da Federação Internacional de Canoagem (ICF), e finaliza doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Confira os melhores trechos da entrevista dele para a série Ouro da Casa, que destaca a trajetória de unimepianos apaixonados pelo que fazem.

Acontece Unimep - Por que escolheu cursar educação física?
Denis Terezani - Sempre fui envolvido com a área esportiva e essas experiências me levaram a ingressar no curso. Entretanto, após as primeiras semanas da graduação percebi que a área se mostrava muito mais ampla, sendo o esporte apenas um segmento dessa profissão.

Acontece Unimep - Quais foram os desafios de sua trajetória profissional?
Terezani - As conquistas se realizam graças ao envolvimento e a intensidade com que atuamos. Considero cada etapa importante, desde a atuação com programas públicos de esporte, passando pela docência no ensino médio e fundamental até o ingresso no meio acadêmico.

Acontece Unimep - Quais atividades desempenha no comitê da Confederação Brasileira de Canoagem?
Terezani - Nossa função é gerir a modalidade no Brasil, organizar o circuito e as seletivas nacionais, elaborar e implantar propostas para o desenvolvimento de núcleos pelo país, composição da seleção brasileira, dentre outras.

Acontece Unimep - Cite três dicas para alunos que estão entrando no mercado de trabalho atualmente?
Terezani - Citaria apenas uma, porém não tão simples: persistência, pois o sucesso profissional se constrói em longo prazo.

Acontece Unimep - O que a Unimep significa para você?
Terezani - Dos anos de estudo destinados à graduação e pós-graduação carrego o aprendizado e as sólidas amizades que se perpetuam até hoje.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal